» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Campeonato Brasileiro terá recorde de pentatletas

12/12/2012 21h33
CBPM


Competição será realizada nesta sexta e sábado, 14 e 15, em Resende-RJ. Com mais de 100 competidores, contará com a presença dos principais nomes da modalidade no país

O calendário de 2012 do Pentatlo Moderno nacional se encerra neste fim de semana com o Campeonato Brasileiro da modalidade. A competição, a principal do país, será realizada nesta sexta e sábado, 14 e 15, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, na Região Sul-Fluminense. Na edição deste ano, o torneio terá recorde de competidores e de estados representados.

Serão mais de 110 pentatletas de sete delegações, número também recorde. A competição terá atletas locais, das capitais fluminense, paulista e pernambucana, de Santos (SP), do Ceará e de Rondônia. Dos 20 principais atletas do país (Top 10 das duas categorias nacionais), apenas um nome não estará presente.

A número um do ranking feminino e medalhista olímpica em Londres, Yane Marques, é uma das competidoras que confirmaram presença. Será o segundo torneio da pernambucana depois do bronze na capital inglesa. Continuou mantendo o 100% de aproveitamento, já que em outubro, na Argentina, subiu no pódio do Pentatlo Moderno mundial pela terceira e quarta vezes em 2012 para se tornar tetracampeã pan-americana e hexacampeã sul-americana.

“Meu objetivo para 2012 já foi alcançado. Agora quero fechar a temporada e continuar os treinos para chegar bem nas etapas das copas a partir de fevereiro. Um resultado positivo seria uma medalha e isso não vai ser fácil, pois chegarei na competição tendo treinado menos de duas semanas após um período de férias”, conta a pentatleta, hexacampeã Brasileira.

Além de tentar mais uma medalha em 2012, Yane ainda disputa, ao lado da judoca Sarah Menezes e da jogadora de vôlei Sheilla Castro, o título de Melhor Atleta do Ano do Prêmio Olímpico Brasileiro em votação pela Internet (http://globoesporte.globo.com/premio-brasil-olimpico/index.html#). A pernambucana está há duas semanas na Itália para um camp trainnig com ênfase na esgrima. No país europeu, a medalhista olímpica tem a companhia das colegas do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife, Priscila Oliveira e Larissa Lellys.

O trio volta ao Brasil direto para a competição de Resende. Priscila, número dois do ranking nacional, tentará o tricampeonato Brasileiro. Para a pentatleta, conquistar um título em ano de muitos treinos e experiências em competições internacionais seria de grande satisfação.

“Fecharia o ano com chave de ouro e significaria para mim que o nosso trabalho está sendo realizado da melhor forma possível”, observa Priscila.

Já no masculino, quem vai defender o título nacional é o pentatleta do CT da CBPM no Rio de Janeiro Danilo Fagundes. Desde o Brasileiro do ano passado, o carioca de 24 anos já se tornou campeão sul-americano e vice-campeão pan-americano.

Para o pentatleta, número um do ranking nacional, o bicampeonato Brasileiro iria coroar um trabalho de três anos de avanços progressivos na modalidade. “Seria muito importante profissionalmente para mim se isso acontecesse. O Campeonato Brasileiro é muito equilibrado e não há favoritos. Por isso, tenho que dar meu máximo”, analisa Danilo.

Jovens correndo atrás

Com o mais jovem pentatleta tendo 10 anos de idade e o mais velho 30, o Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno terá provas em todas as sete categorias da modalidade: sênior, júnior e jovem (de A a E). Nas disputas de base estão jovens e promissores pentatletas de olho nos feitos dos principais nomes do esporte no país.

É o caso de William Muinhos, 19. Apesar de jovem, o pentatleta do CT da CBPM no Rio de Janeiro já tem uma vasta lista de disputas internacionais. Atual número dois do ranking nacional e dono do título de primeiro pentatleta brasileiro a chegar a uma final masculina de um Mundial da modalidade, William se tornou vice-campeão sul-americano há dois meses, na Argentina.

Em Resende, participando das provas das categorias júnior e sênior, já sabe para que direção estará seu olhar no torneio. “Sempre vamos para uma competição mirando o topo, mas nem sempre é possível. Claro que quero ser campeão absoluto, mas vou com o pensamento de fazer a melhor competição do ano”, diz o pentatleta, atual vice-campeão Brasileiro e bicampeão júnior (2010 e 2011).

Com a mesma idade de William e com a mesma garra, Felipe Nascimento também vem se destacando no Pentatlo Moderno nacional. O pentatleta do CT da CBPM em Recife ocupa o terceiro lugar do ranking nacional e participou de quatro competições internacionais neste ano, dentre elas a segunda etapa da Copa do Mundo, em março, no Rio, onde foi o melhor brasileiro da disputa masculina.

Da temporada de 2012, o pernambucano destaca o crescimento que teve e diz que estar no top 3 do ranking nacional é mais um indicativo de que está no caminho certo e que continuará trabalhando duro para figurar entre os melhores da modalidade.

“O Brasileiro é a competição mais importante no cenário nacional. Portanto, irei com força máxima para o torneio e darei o melhor de mim, respeitando, é claro, todos os outros atletas. Afinal, todos competem de igual para igual”, espera Felipe, que é vice-campeão Brasileiro jovem A (2010) e bronze júnior (2011) e jovem B (2009).

Na ala jovem feminina, Amanda Turute, 18, estará em casa no Brasileiro de Resende. Natural da cidade da Região Sul Fluminense, a pentatleta utiliza as instalações da AMAN para seus treinamentos diários ao longo do ano. Figurando no sexto lugar do ranking nacional, participou de seis competições internacionais neste ano, dentre eles todos os três mundiais da modalidade (sênior, júnior e jovem).

Amanda chega ao Brasileiro de Resende como atual bicampeã jovem A e disposta a melhorar ainda mais as suas marcas. “O ano de 2012 foi muito proveitoso. Adquiri muita experiência nas competições internacionais e nacionais de que participei e pude melhorar na esgrima e no tiro. Acredito no progresso que tenho tido ao longo das competições e nesse próximo evento espero um resultado ainda melhor”, visualiza Amanda.

Ao lado dessa constelação de estrelas do Pentatlo Moderno nacional, o paulistano João Victor Seren procura seu lugar ao sol. Com 10 anos de idade, o mais novo pentatleta do Brasileiro de Resende se orgulha de poder competir ao lado de uma medalhista olímpica e de tantos outros grandes nomes da modalidade no país.

No Pentatlo Moderno desde os sete anos de idade, o pequeno João conta que fica sem palavras ao pensar na competição, dizendo que espera ansioso chegar ao nível de Yane Marques e de Danilo Fagundes. “Estou muito feliz pela oportunidade de poder competir ao lado deles e também um pouco ansioso, mas espero fazer uma boa apresentação”, diz o pentatleta, que participará de seu primeiro Campeonato Brasileiro.


SAIBA MAIS

Yane Marques de olho no título de Melhor Atleta de 2012
Ele tem a missão de revelar novos pentatletas
Brasil conquista 28 medalhas no Pan/Sul-Americano
Projeto PentaJovem: Formando outras Yanes



Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro