» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiros participam do Norceca Open

País teve cinco representantes na competição, que aconteceu em Santo Domingo, na República Dominicana

22/08/2022 17h46
Odenir Fonseca

O Brasil esteve presente no Campeonato Norceca Open de Pentatlo Moderno, que se encerrou neste domingo, 21, em Santo Domingo, na República Dominicana. A competição é voltada para países das Américas Central e do Norte e do Caribe. Mas cinco brasileiros participaram das disputas: Bianca Cavalcanti, 27, e Stephany Saraiva, 27, entre as mulheres; e Gabriel Sasaqui, 26, Victor Aguiar, 25, e William Muinhos, 29, entre os homens.

Desde quarta-feira, 17, o torneio reuniu 58 pentatletas de 11 países. Além do Brasil, Argentina, Colômbia, Cuba, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru, República Dominicana e Venezuela tiveram representantes.

As provas aconteceram no Centro Olímpico Juan Pablo Duarte, um dos principais complexos esportivos dos Jogos Pan-Americanos Santo Domingo 2003. A competição teve eventos individuais – feminino e masculino – e revezamento misto. O Brasil participou dos dois primeiros.

No evento feminino, que reuniu 30 pentatletas, as duas brasileiras passaram pela qualificação e foram à final, que teve 18 nomes de oito países. Na grande decisão, Stephany Saraiva ficou em oitavo, depois de conquistar 1.309 pontos, e Bianca Cavalcanti em 16º, com 988 pontos – ela não conseguir pontuar no hipismo.

A campeã da prova foi a guatemalteca Sophia Hernandez, 25, que chegou aos 1.438 pontos. A prata foi para a argentina Camila Fuenzalida, 22 (bronze nos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali 2021), que fez 1.398 pontos, e o bronze para a guatemalteca Paula Valencia, 19, com 1.368 pontos.

No evento masculino, que teve 28 competidores, Victor Aguiar e William Muinhos conseguiram avançar à final. Gabriel Sasaqui ficou em 21º na qualificação, fora da zona de classificados, de 18 pentatletas.

Na finalíssima, que teve oito países representados, Victor Aguiar ficou em 12º, depois de somar 1.457 pontos, e William em 15º, com 1.439 pontos.

O campeão da prova foi o equatoriano Andres Torres, 21 (ouro em Cali 2021), que chegou aos 1.537 pontos. A prata e o bronze ficaram com os argentinos Vicente Lima, 22, e Franco Serrano, 20 (prata em Cali 2021 e bronze no revezamento misto dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018), que fizeram 1.528 e 1.521 pontos, respectivamente.

Todos os cinco brasileiros que competiram em Santo Domingo foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes no esporte olímpico.
Dos cinco, Bianca, Gabriel, Victor e Stephany fazem do programa de alto rendimento das Forças Armadas, pela Comissão de Desportos da Marinha (CDM).

Bianca, Stephany, Victor e William recebem a Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro