» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiros fazem história no Mundial Júnior

28/07/2013 17h13
CBPM


Graças a Felipe Nascimento e William Muinhos, Brasil tem pela primeira vez dois representantes em uma final masculina de um mundial da modalidade

Os brasileiros que participaram da Final Masculina do Campeonato Mundial Júnior de Pentatlo Moderno, neste domingo, 28, na Hungria, já entraram nas arenas da disputa cientes de que haviam entrado para a história da modalidade. Com a classificação alcançada na semifinal da última sexta, 26, Felipe Nascimento e William Muinhos fizeram com que pela primeira vez o Brasil tivesse dois representantes em uma final masculina de um mundial da modalidade.

No evento deste domingo, eles se juntaram a outros 34 pentatletas dos 16 países representados na grande final. A disputa, destinada a competidores de 19 a 21 anos de idade, foi bem acirrada, reunindo grandes nomes da modalidade. William ficou em 30º com 5.156 pontos e Felipe em 35º (4.928).

“Infelizmente não conseguimos fazer nossa melhor prova. Os atletas se esforçaram, mas não foi nosso dia. Mostramos evolução colocando dois atletas nas finais, coisa que alguns países com tradição não conseguiram. Por isso, hoje já olham para nossos atletas com mais respeito”, avalia Fábio Corrêa, coordenador-técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no Rio de Janeiro, que acompanha a delegação na Hungria.

Felipe e William são fruto do PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira mantém no Rio de Janeiro, em Pernambuco e em São Paulo para a formação de novos nomes na modalidade. Por causa dos recentes bons resultados conquistados os dois fazem parte do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.

O pódio da final de hoje foi encabeçado pelo vice-campeão no Mundial Júnior do ano passado, o ucraniano Denys Pavlyuk, que somou 5.736 pontos. A prata ficou com o campeão Mundial Jovem A de 2009, o húngaro Gergely Demeter (5.680), e o bronze com o vice-campeão da terceira etapa da Copa do Mundo deste ano, o sul-coreano Woo Jin Lee (5.648).

Na disputa por equipes, que reúne três competidores de cada país, a Hungria levou o ouro com 16.592 pontos somados. A Rússia ficou com a prata (16.516) e a Coreia do Sul com o bronze (16.492). Dentre os 14 grupos de países no evento, o Brasil foi o 9º com os 11.328 pontos conquistados por Felipe, William e Lucas Santos, que não avançou à final deste domingo.

Cinco provas em um dia

Felipe começou o dia em 29º após vencer 13 duelos com a espada na esgrima, que lhe rendeu 712 pontos. William foi o 32º da prova, ganhando uma luta a menos, 12 (688).

Na natação, Felipe nadou os 200 metros estilo livre no 25º tempo (2min09s54), somando 1.248 pontos. William foi o 35º com a marca de 2min14s97 (1.184).

No hipismo, William fez a 26º melhor apresentação dos saltos com o cavalo, sendo penalizado com a perda de 120 pontos e conquistando 1.080. Já Felipe foi o 31º, perdendo 204 (996).

No evento combinado, William terminou as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro a laser em cada no 20º tempo (12min29s24), garantindo 2.204 pontos. Felipe foi o 31º, 13min27s43 (1.972).

“Tenho certeza que o trabalho feito dentro dos centros de treinamento está no caminho certo. É claro que precisamos sempre rever algumas coisas, mas hoje, apenas para corrigir pequenos erros. O ano ainda não acabou e teremos com certeza mais novidades boas vindo por aí. Deixo aqui um agradecimento a todos os atletas que honraram nosso país, aos treinadores que fizeram tudo isso acontecer e a CBPM que dentro de suas limitações faz de tudo para que não nos falte nada”, destaca Fábio.

Os próximos dias do Mundial Júnior da Hungria serão destinados aos revezamentos. Nesta segunda, 29, será realizado o feminino, com três pentatletas em cada equipe; na terça, 30, o masculino, também com trios; e na quarta, 31, o misto, com dois nomes em cada time. O Brasil não vai participar de nenhum deles, já que a delegação retorna ao país nesta segunda.

O próximo desafio dos nossos pentatletas será o Mundial Jovem A, que será realizado de 8 a 12 de agosto, em Wuhan, na China. A categoria reúne competidores de 17 e 18 anos.

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro