» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiros fazem curso de esgrima na Espanha

17/07/2013 17h15
CBPM


De olho no Mundial Júnior de Pentatlo Moderno, no fim do mês, Lucas Santos e William Muinhos participam de aperfeiçoamento com Daniel Levavasseur, ganhador de 14 medalhas olímpicas como treinador

Desde o início desta semana, dois pentatletas brasileiros participam na Espanha de um aperfeiçoamento de esgrima, modalidade que faz parte do Pentatlo Moderno assim como a natação, o hipismo e o evento combinado de tiro e corrida. Lucas Santos e William Muinhos estão em Amposta, pequena cidade do leste espanhol, para um treinamento internacional com Daniel Levavasseur, Mestre D’Armas francês ganhador de 14 medalhas olímpicas como treinador.

Os dois atletas do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no Rio de Janeiro foram convidados por Levavasseur para o curso. Beneficiados com o Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, eles serão os únicos pentatletas dentre os cerca de 50 competidores que participam do treinamento na Espanha. Todos os demais são esgrimistas.

O aperfeiçoamento começou no último domingo, 14, e segue até a próxima quarta-feira, 24, no Centro de Treinamento de Amposta. No entanto, os brasileiros serão liberados um dia antes, 23, para se apresentarem no dia 24 em Székesfehérvár, na Hungria, onde vão participar do Campeonato Mundial Júnior de Pentatlo Moderno, que começa no dia 25.

“Quando recebi o convite do Levavasseur fiquei com dúvidas, pois seria uma data muito próxima do Mundial e eu ficaria sem treinar ou treinaria menos as outras modalidades. Comentei isso com ele e ele disse que não teria problema em me liberar de alguma parte do aperfeiçoamento para que eu pudesse treinar as outras modalidades e que até conseguiria um cavalo para que eu me dedicar ao hipismo”, conta William.

Contato frequente

Na Espanha, Lucas e William estão ao lado de esgrimistas de 14 países: Bélgica, Canadá, Costa Rica, Egito, Eslováquia, Estados Unidos, Finlândia, França, Ilhas Maurício, Inglaterra, Suécia, Tadjiquistão, Tunísia e Venezuela. Essa não é a primeira vez que os dois têm a oportunidade de treinar com Daniel Levavasseur.

Em outubro passado, a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno realizou no Rio de Janeiro uma clínica de esgrima de 17 dias comandada pelo francês. E no início desse ano, a CBPM enviou oito pentatletas e sete treinadores para um aperfeiçoamento de 20 dias com o Mestre D’Armas na França.

“Tive a oportunidade de treinar com ele alguns dias no Rio e aprendi muitas coisas diferentes do que sabia. De imediato no meu jogo de esgrima, senti que já não pulo tanto como pulava antes”, relembra Lucas, não escondendo a admiração que tem por Levavasseur. “O que achar de um cara que tem muitas medalhas olímpicas como técnico? Simplesmente eu o acho o melhor “, ele elogia.

Dentre as 14 medalhas olímpicas no currículo de Levavasseur está a conquistada nos Jogos de Londres, no ano passado, quando foi ouro pela China na disputa feminina por equipes da esgrima. Além delas, o francês tem outras cerca de 30 medalhas em mundiais da modalidade.

“O cara é muito bom. Consegue observar aquele detalhe e te dá dicas importantes. Ele não diz somente o que você tem que fazer, ele mostra como você vai fazer com que seu adversário deixe você completar uma determinada ação”, William observa.

Assim como Lucas, William também percebeu mudanças práticas em seu jogo de esgrima após as duas clínicas com Levavasseur. O carioca atribui o seu título no último Campeonato Brasileiro depois de corrigir com o Mestre D’Armas alguns erros que considerava ‘gravíssimo’ em suas lutas com a espada.

“Com essas clínicas que fiz com ele, só vejo melhora em todos os sentidos, seja no trabalho de ponta ou na escolha de passos. E claro, os mestres do meu CT também têm ajudado muito cobrando resultados do que venho aprendendo”, destaca William.

Além de Lucas Santos e William Muinhos, o Brasil também vai contar com Amanda Turute, Andressa Ramos, Brenna Lima, Felipe Nascimento e Gabriel Sasaqui no Mundial Júnior da Hungria.

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro