» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiro de Inverno terá 90 pentatletas no Rio

08/04/2014 13h56
CBPM


Competição será realizada pela primeira vez no país, neste sábado, 12, e, assim como na edição de verão, terá disputas em todas as categorias

O calendário mundial de competições do Pentatlo Moderno está a todo vapor, já tendo realizado duas das quatro etapas da Copa do Mundo do circuito desta temporada. Com uma rápida pausa entre as disputas internacionais, o Brasil realiza neste fim de semana seu primeiro torneio nacional do ano. E os eventos no país começam com uma estreia: neste sábado, 12, pela primeira acontecerá o Campeonato Brasileiro de Inverno da modalidade.

Até então, a principal competição no país acontecia apenas no fim do ano, que passará a ser chamada de Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno de Verão. Os dois torneios se diferenciam quase que exclusivamente em relação à época do ano em que são realizados. A principal semelhança é que ambos contam com disputas em todas as categorias da modalidade olímpica: Sênior, Júnior e Jovem (de A a E). Uma das novidades é que foram adicionados eventos nas categorias Master e Jovem F.

“O Brasileiro de Inverno é uma releitura da Copa AMAN, que acontecia na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, no Sul-Fluminense, e que não realizamos desde 2010. Além disso, percebemos a necessidade de nossos pentatletas terem a oportunidade de participar de uma competição nacional pelo menos duas vezes ao ano”, destaca Celso Sasaqui, vice-presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

A primeira edição do Campeonato Brasileiro de Inverno vai acontecer no Parque Olímpico de Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, mesmo local do último Brasileiro. Ao longo de todo o dia, são esperados cerca de 90 competidores de quatro estados: Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A delegação local representa quase 80% do total de presentes. O único estado nordestino nas disputas terá cerca de 10% dos nomes da competição e os paulistanos e paranaenses serão em torno de 5%, cada. Por dificuldades operacionais enfrentadas pela Prefeitura de Indaiatuba, alguns atletas de São Paulo estarão ausentes.

É nas arenas que vão sediar o Brasileiro de Inverno que a CBPM mantém o seu centro de treinamento no Rio de Janeiro. As instalações foram construídas pelo Ministério do Esporte em 2007 para sediar os eventos da modalidade nos Jogos Pan-Americanos daquele ano, na cidade. Parte da atual estrutura do Centro Nacional de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques vai receber os eventos do esporte nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

“Voltar a realizar uma competição em Deodoro vai muito de encontro com o planejamento da Confederação para os próximos anos. Temos que fazer com que nossos pentatletas se familiarizem ao máximo com as instalações do Pentatlo Moderno no Rio para aproveitar a vantagem de competir em casa em Rio 2016. Por outro lado, temos a responsabilidade de testarmos e aprimorarmos as arenas visando o sucesso na realização dos eventos da modalidade nos Jogos”, detalha Celso.

Homens vão reeditar disputa do Brasileiro de 2013

Apesar de ser uma das edições do Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno, os vencedores do Brasileiro de Inverno não serão considerados os detentores do título máximo de cada categoria. Os campeões oficiais do Brasileiro da modalidade ainda serão os medalhistas das disputas da edição de verão do torneio. Em todo caso, quem subir ao pódio sábado, será considerado campeão, vice-campeão ou medalhista de bronze de uma edição do Brasileiro de Inverno.

Atualmente, Priscila Oliveira e Danilo Fagundes são os últimos campeões Brasileiro de Pentatlo Moderno. E assim ficarão até meados de outubro, quando acontecerá a edição de verão do Brasileiro deste ano. Apesar disso, Danilo poderá ter derrubada sua hegemonia de último campeão de um torneio nacional da modalidade.

No sábado, o carioca 26 anos de idade terá ao seu lado nas arenas da modalidade em Deodoro os atuais medalhistas de prata e bronze do Campeonato Brasileiro: o paulista Luis Magno e o paulistano Enrico Ortolani, respectivamente.

“Se no Brasileiro do ano passado, a definição dos campeões veio depois de uma acirrada e emocionante disputa entre os três, eles vão poder reeditar esse embate, no mesmo local, neste sábado”, anima-se Celso.

Outro grande destaque da primeira edição do Brasileiro de Inverno é Felipe Nascimento. No início de março, o pernambucano de apenas 20 anos conquistou a primeira medalha masculina do Pentatlo Moderno nos Jogos Sul-Americanos. Na ocasião da estreia da modalidade no torneio, que aconteceu no Chile, o jovem pentatleta ainda conquistou a prata no revezamento misto, ao lado da conterrânea Priscila Oliveira.

Além deles, a competição também vai contar com a última campeã Brasileira Júnior, Amanda Turute, do Rio de Janeiro, e os atuais campeões Jovem A: a pernambucana Brenna Lima e o carioca Victor Barbosa, respectivamente.

Já nesta sexta, 11, os eventos do Brasileiro de Inverno vão começar com a chegada das delegações, dos testes com os cavalos, da reunião técnica para a competição e um evento ligado aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Na ocasião, será feita uma apresentação sobre a convocação de voluntários para as próximas Olimpíadas.

Além de manter convênios com a CBPM para a manutenção do CT da Confederação em Deodoro, o Ministério do Esporte também apoia o Pentatlo Moderno brasileiro contemplando dezenas de pentatletas do país com a Bolsa Atleta. Muitos deles, inclusive, vão competir neste sábado.

O Exército Brasileiro também é um grande aliado na realização do Brasileiro de Inverno. Além de ceder instalações para alguns dos eventos do torneio, as forças armadas também dão um grande apoio disponibilizando os cavalos que serão usados nas provas de hipismo.

Programação do Brasileiro de Inverno

SEXTA (11 de abril)

15h: Teste com os cavalos
17h: Apresentação Rio 2016
18h: Reunião técnica

SÁBADO (12 de abril)

A partir das 8h: Jovem A, Júnior, Sênior e Master
A partir das 10h: Jovem B, C, D e F

* As cerimônias de premiação vão acontecer ao fim de cada evento.

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA

Envie o formulário abaixo preenchido para [email protected]

NOME: ______________________________________________________
VEÍCULO: ___________________________________________________
TELEFONES: ________________________________________________
E-MAIL: ____________________________________________________

QUAIS DIAS PRETENDEM IR: Sexta ( ) Sábado ( )
QUANTOS PROFISSIONAIS NA COBERTURA: __________________

SAIBA MAIS

Yane é a 14ª e Priscila Oliveira a 29ª no Egito
Brasileiros são Top 15 do ranking mundial Júnior
Brasil conquista 5ª medalha do Pentatlo no Chile
UFRJ desenvolve pesquisa inédita com o Pentatlo

  

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro