» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiras se superam no Mundial da Hungria

25/07/2013 17h14
CBPM


Em Székesfehérvár, técnicos buscaram por equipamentos para que pentatletas competissem na semifinal feminina, já que a bagagem delas não foi enviada pela companhia aérea para a cidade

Por muito pouco as três pentatletas que representam o Brasil na disputa feminina do Campeonato Mundial Júnior de Pentatlo Moderno, na Hungria, não entraram nas arenas da modalidade. Na semifinal feminina, que iniciou as disputas do torneio nesta quinta-feira, 25, em Székesfehérvár, Amanda Turute, Andressa Ramos e Brenna Lima enfrentaram um desafio a mais na já difícil missão de ser uma pentatleta: conseguir equipamentos para competir nas provas do dia, já que quando chegaram ontem à cidade, perceberam que a companhia aérea não levou a bagagem de toda a delegação.

Fábio Corrêa e Nathalia Couto, técnicos da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no Rio de Janeiro, que acompanham a delegação brasileira na Hungria, tiveram que correr atrás dos equipamentos para as pentatletas. Primeiro viram o que conseguiam com os brasileiros Lucas Santos e William Muinhos, que estavam com os seus, já que foram para a cidade sede do torneio da Espanha, onde estavam em um aperfeiçoamento de esgrima. Conseguiram parte do necessário e os demais foram obtidos aos poucos.

“Chegamos ao hotel ontem muito tarde e não podíamos fazer nada. Durante o café da manhã, fomos tentar conseguir o material que faltava para as meninas. Emprestei meu toctoc, óculos e touca de natação para a Brenna, que estava com a roupa de esgrima na mala de mão. Já para a Amanda, tivemos que pedir tudo. A Hungria cedeu roupa, o Chile, meia, a Argentina, fio de corpo, o México, maiô e arma, e ela usou minha roupa de corrida”, detalha Nathalia.

Andressa acabou tendo um mal estar antes das provas e não competiu. Ela e as outras duas brasileiras foram reveladas no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira mantém há mais de quatro anos no Rio de Janeiro, em Pernambuco e em São Paulo para a revelação de novos nomes na modalidade. Pelos bons desempenhos alcançados recentemente, as três são beneficiadas com o Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.

“Essas meninas mais do que se superaram. Elas competiram sem dormir direito, com o moral baixo e mesmo assim não desistiram de representar nosso país com dignidade. Falo isso como ex-atleta que não teria competido, pois entrar em uma arena com alto nível, como é o Mundial Júnior, quase que para ser figurante não é para qualquer um. Elas merecem muito agradecimento por tudo o que fizeram hoje”, elogia Fábio.

Campeã europeia fez maior pontuação

A semifinal desta quinta contou com 59 competidoras de 24 países, que estavam em busca de uma das 36 vagas da Final, que será realizada no sábado, 27. Amanda e Brenna ficaram no grupo A, que reuniu 29 pentatletas, e terminaram o dia em 26º (2.968 pontos) e em 27º (2.956), respectivamente. O desempenho não foi suficiente para que elas avançassem à Final.

“Depois de todo esse sufoco vejo que a competição não foi tão ruim para mim quanto poderia ser. O ruim é competir com coisas que não são suas e, por isso, você fica muito inseguro”, avalia Brenna.

Sem contar com o hipismo, presente apenas em disputas finais do Pentatlo Moderno, as brasileiras começaram a disputa do dia pela esgrima. Amanda foi a 24ª na prova após vencer 9 duelos e conquistar 648 pontos. Brenna foi a 25ª com 8 vitórias (616).

Na natação, Amanda nadou os 200 metros estilo livre no 22º tempo do grupo, 2min27s89, somando 1.028 pontos. Já Brenna foi a 29ª, 2min37s82 (908).

No evento combinado, Brenna foi a mais rápida das duas, terminando a prova na 24ª marca, 15min4244, garantindo 1.432 pontos. Amanda finalizou as quatro séries de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro a laser no 27º tempo, 16min17s93 (1.292).

“Depois de um longo e difícil dia, só tenho a agradecer primeiramente a Deus, que por mais que houvesse todas as adversidades, me ajudou e colocou pessoas boas em meu caminho que me auxiliaram a completar essa prova. Muito obrigada mesmo a todos que participaram dessa vitória de alguma forma, seja torcendo ou dando apoio aqui. Vocês são demais”, agradece Amanda, depois do dia de competições.

Com o resultado final, o grupo A da semifinal feminina foi liderado pela inglesa bronze no Mundial Jovem A do ano passado Eilidh Prise, que fez 3.832 pontos. Logo depois vieram as lituanas Gintare Venckauskaite, 12ª nos Jogos Olímpicos de Londres, e Karolina Guzauskaite. As duas conterrâneas fizeram a mesma pontuação (3.824).

Na qualificação B, a húngara Zsofia Foldhazi, vice-campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, atual campeã Europeia e bronze na etapa brasileira da Copa do Mundo deste ano, foi a primeira (3.852); a ucraniana Anastasiya Spas, bronze nos Jogos da Juventude, atual vice-campeã Mundial Júnior, e bronze no último Campeonato Europeu, a segunda; e a inglesa Alice Fitton a terceira. Estas duas últimas somaram 3.848 pontos.

Além destas seis finalistas, a grande decisão feminina do Mundial Júnior da Hungria vai contar também com a italiana Gloria Tocchi (3.800), bronze no Mundial Jovem A de 2010; a russa Gulnaz Gubaydullina (3.788), bronze no Mundial Jovem A de 2009 e vice-campeã em 2010; e as mexicanas Tamara Vega (3.800), campeã Mundial Jovem A de 2011 e bronze no Pan de Guadalajara, e Mayan Oliver (3.840), atual vice-campeã Pan-Americana.

Nesta quinta, 26, é a vez dos homens encararem a semifinal masculina. O Brasil terá quatro representantes no evento: Felipe Nascimento, Gabriel Sasaqui, Lucas Santos e William Muinhos. Todos eles também foram revelados no PentaJovem e são beneficiários do Bolsa-Atleta.

Calendário do Mundial Júnior:

25 de julho (quinta): Semifinal Feminina
26 de julho (sexta): Semifinal Masculina
27 de julho (sábado): Final Feminina
28 de julho (domingo): Final Masculina
29 de julho (segunda): Revezamento Misto
30 de julho (terça): Revezamento Feminino
31 de julho (quarta): Revezamento Masculino

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro