» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiras avançam à Final da Copa do Egito

02/04/2014 10h50
CBPM

Brasileiras se garantem na grande disputa da competição, que acontecerá nesta sexta, 3; Larissa Lellys ficou a um passo das 36 finalistas do torneio que começou hoje, 2, no Cairo

As brasileiras Priscila Oliveira e Yane Marques se garantiram na Final Feminina da segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que começou nesta quarta-feira, 2, no Egito. Elas conquistaram a classificação após participarem da qualificação entre as mulheres, que abriu o torneio disputado no Cairo. Dentre as 63 pentatletas dos 23 países presentes, Priscila ficou em 34º com 922 pontos e Yane em 35º com 921. O Brail ainda esteve representado por Larissa Lellys, que esteve a um passo de ficar entre as 36 finalistas ao terminar em 37º (918).

As disputas da Copa do Mundo do Egito estão acontecendo na Academia de Polícia da capital do país africano. Nesta quarta, as competidoras encararam a esgrima, a natação e o evento combinado de tiro a laser e corrida. O hipismo ficou de fora, pois só é disputado nas finais e no revezamento misto da competição.

Na primeira prova do dia, a esgrima, Larissa teve um excelente desempenho após vencer 20 duelos e ficar em 6º lugar na prova com 236 pontos. Priscila e Yane fizeram a mesma marca na luta com a espada: 15 vitórias.

Na natação, Yane fez o melhor tempo: 2min17s, garantindo 288 pontos com o quinto lugar na prova. Larissa foi a sexta nos 200 metros estilo livre com 2min19 e 283 pontos acumulados. Já Priscila foi a nona com 2min20 (280).

No combinado, Priscila foi a mais rápida dentre o trio brasileiro, cruzando a linha de chegada em 14min26 e faturando 434 pontos. Yane completou as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro a laser em 14min28 (432) e Larissa em 15min01 (399).

Yane se tornou a primeira latino-americana medalhista do Pentatlo Moderno por causa do bronze conquistado nos Jogos de Londres. Ela, Larissa e Priscila foram formadas no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Pernambuco. O trio recebe o benefício da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte; Yane, inclusive, na modalidade Bolsa Pódio. Elas também são do Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE). Yane ainda integra o Time Brasil do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Francesa fica de fora e surpreende

A polonesa Oktawaia Nowacka, medalhista de prata no torneio Campeão dos Campeões de 2013, venceu a qualificação desta quarta depois de somar 1.013 pontos. A russa Donata Rimsaite, bronze no último Campeonato Mundial, teve o segundo melhor desempenho com 990 e a lituana Karolina Guzauskaite, de apenas 20 anos de idade e 204ª no ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), surpreendeu com a terceira melhor marca (987).

Dos 17 países classificados para a Final desta sexta, Rússia é quem terá mais representantes, quatro pentatletas no total. China, Itália, Lituânia e Ucrânia vêm logo atrás com três competidoras, cada. Além das três primeiras colocadas da qualificação de ontem, também estarão presentes as duas últimas campeãs olímpicas, a lituana Laura Asadauskaite (Londres 2012) e a alemã Lena Schoneborn (Pequim 2008); e as atuais campeã e vice-campeã da Final da Copa do Mundo, a ucraniana Victoria Tereshuk e a russa Ekaterina Khuraskina, respectivamente.

Elas ainda terão a companhia da norte-americana Margaux Isaksen, ouro no Campeão dos Campeões do ano passado; e da ucraniana Anastasiya Spas e da italiana Gloria Tocchi, prata e bronze no último Mundial Júnior, respectivamente.

A grande surpresa da disputa feminina da Copa do Mundo do Egito é a ausência da francesa Elodie Clouveu dentre as finalistas. Depois de fazer excelentes marcas na esgrima e na natação (4º e 2º desempenhos, respectivamente), a pentatleta não manteve o ritmo no combinado e terminou o dia em 46º na classificação-geral.

Nesta quinta-feira, 3, acontecerá a qualificação masculina do torneio com 66 pentatletas de 24 países. O Brasil estará sendo representado pelo paulistano Enrico Ortolani, que vai competir no grupo A do evento.

SAIBA MAIS

Brasileiros são Top 15 do ranking mundial Júnior
Brasil conquista 5ª medalha do Pentatlo no Chile
UFRJ desenvolve pesquisa inédita com o Pentatlo
Confira o calendário do Pentatlo Moderno para 2014

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro