» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileira é a terceira melhor pentatleta do mundo

12/08/2011 15h12
CBPM


Pernambucana Yane Marques melhora ainda mais sua marca e leva o país à mais uma posição inédita na categoria. No masculino, Luis Magno é o melhor brasileiro, em 27º

Ela saiu de Afogados de Ingazeira, a cerca de 385 km de Recife, para deixar seu nome marcado para sempre no Pentatlo Moderno mundial. Aos 27 anos, Yane Marques se apresenta ao mundo como a terceira melhor pentatleta da atualidade. A brasileira chegou ao Top 3 do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) com 175 pontos e pouco mais de oito anos na modalidade. Ao mesmo tempo em que melhora sua posição a cada nova lista divulgada, leva o Brasil aos seus melhores desempenhos na história da categoria.

A atleta do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife saiu da quarta colocação no ranking de junho para o atual terceiro lugar. A sua frente, somente a alemã Lena Schoneborn (210 pontos), medalha de ouro em Pequim, bicampeã da final da Copa do Mundo (2010 e 2011) e recém-primeiro lugar no Campeonato Europeu, e a francesa Amelie Caze (188), tricampeã mundial (2007, 2008 e 2010). Os resultados de Yane a nível mundial é reflexo de uma intensa temporada neste ano.

“Estar no pódio de uma competição de Pentatlo Moderno representa conquistar um ótimo resultado balanceado nas cinco disciplinas da modalidade. Alcançar o pódio no ranking internacional comprova que a atleta apresentou um excelente e balanceado desempenho no período abrangido pelas estatísticas de resultados”, comenta Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno.

Em 2011, a pernambucana participou de todas as quatro etapas da Copa do Mundo, chegando à grande final no início de julho, na Inglaterra, em quarto lugar geral. Uma semana depois, estava competindo nos Jogos Mundiais Militares, onde subiu ao pódio em todas as disputas que participou. Foi ouro por equipes e prata individual, na prova feminina, e bronze no revezamento misto.

“A nossa atleta Yane Marques tem a qualidade ímpar de se manter focada durante toda a temporada de treinamento e competições. Mas esta nova posição de destaque ainda maior no cenário esportivo internacional trará, sem dúvida, mais motivação na reta final da preparação para os Jogos Pan-Americanos, daqui a pouco mais de 60 dias”, acrescenta Helio.

Yane está encerrando uma temporada de duas semanas de treinamento em Portland. Nos 15 dias nos Estados Unidos, deu ênfase à esgrima. É a terceira vez que a pernambucana faz um ‘camp training’ na cidade do estado de Oregon. Em 2007 e 2008, esteve na região intensificando sua preparação para o Pan do Rio e as Olimpíadas de Pequim, respectivamente.

Dois anos, 23 de idade e apenas 26 nomes a sua frente

O ranking mundial de agosto da UIPM trouxe bons resultados também para os demais brasileiros do Pentatlo Moderno. No masculino, o destaque é Luis Magno em 27º com 121 pontos. O paulista nascido em Campinas chega à excelente posição internacional apenas dois anos após começar a praticar a modalidade.

A ascensão meteórica do atleta de 23 anos foi coroada com duas medalhas nos Jogos Mundiais Militares: prata por equipes na prova masculina e bronze no revezamento misto ao lado de Yane Marques, e a conquista do Campeonato Sul-Americano deste ano, disputado em junho no Rio de Janeiro. O título continental obtido ’em casa’ garantiu sua vaga para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

“O nosso atleta Luis Magno é uma gratíssima surpresa. Em pouco tempo ele demonstrou a todos nós a garra que estava contida quando ele era um ótimo nadador. Considero que o Pentatlo caiu-lhe como uma roupa sob medida", diz Helio Meirelles.

Em outubro, nos Jogos do México, Magno vai estar ao lado de Yane, da bicampeã sul-americana e também pernambucana Priscila Oliveira e do companheiro de treinamento Wagner Romão.

"Nós temos certeza de que ele vai para o tudo ou nada em Guadalajara. Vai enfrentar atletas preparadíssimos, como os donos da casa. Mas é nesse tipo de ambiente adverso que encontrará motivação para se superar”, acredita o presidente da CBPM.

Antes do Pan, em setembro, Magno competirá no Campeonato Mundial, em Moscou. Na capital russa, o atleta, que se desdobra entre a residência com a família em Porto Alegre (RS) e os treinos no Rio de Janeiro, terá a companhia dos três brasileiros que estarão no Pan e dos jovens William Muinhos e Felipe Nascimento.

William e Felipe são dois atletas revelados no PentaJovem, projeto que a CBPM mantém há pouco mais de dois anos na capital fluminense e em Recife para a formação de novos nomes na modalidade.

TOP 100 verde a amarelo

Yane Marques e Luis Magno são apenas dois exemplos de brasileiros bem posicionados no atual ranking mundial da UIPM. Nesta nova relação, 10 atletas nossos estão no Top 100 da modalidade. Priscila Oliveira, a paraibana Larissa Lellys e a carioca Mariana Laporte ocupam os ótimos 24º, 26º e 61º lugares, respectivamente e com 128, 123 e 66 pontos.

O gaúcho Daniel Santos é o 37º da lista masculina, com 105 pontos, e William Muinhos aparece em 46º (98). Na categoria Jovem A, a revelação da capital fluminense está no topo, assegurando o título de melhor do mundo.

Wagner Romão foi o brasileiro que mais conquistou espaço no novo ranqueamento. Com seus atuais 86 pontos, o sergipano ultrapassou 27 atletas, saindo do 85º para o 58º lugar. Danilo Fagundes é outro destaque no ganho de posições: 11 ao todo. O carioca era o 94º em junho e atualmente está em 83º, somando 61 pontos.

Completam a lista de brasileiros no ranking mundial da UIPM, Juliana Domingues e Amanda Turute, em 106º e 114º e com 27 e 22 pontos, respectivamente, no feminino.

Dentre os homens, Aloísio Sandes, Mcdonnell Maieron, Lucas Santos e Felipe Nascimento fecham a relação em 90º, 104º, 178º e 209º e com 55, 43, 16 e 5 pontos, respectivamente.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro