» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil terá dois nomes na Final do Mundial Júnior

27/07/2013 11h11
CBPM


Na semifinal entre os homens, nesta sexta, 26, na Hungria, Felipe Nascimento e William Muinhos garantem presença entre os 36 finalistas de domingo, 28

Os brasileiros deram um show na semifinal masculina do Campeonato Mundial Júnior de Pentatlo Moderno, disputado nesta sexta-feira, 26, em Székesfehérvár, na Hungria. Dos quatro representantes do Brasil na competição, dois se classificaram para a grande final entre os homens, no domingo, 28. Felipe Nascimento se garantiu na decisão após ficar em 4º entre os 35 competidores do grupo B. Já William Muinhos foi o 6º da primeira qualificação, que reuniu o mesmo número de pentatletas.

Os 70 competidores da disputa representaram 27 países. Com os 4.352 pontos somados, William repete o feito obtido no Mundial Júnior de 2011, na Argentina, quando se tornou o primeiro brasileiro a avançar até uma Final de Mundial de Pentatlo Moderno. Já com os seus 4.408 pontos, Felipe se torna o segundo brasileiro a atingir a marca.

“Quero compartilhar esse momento com meus amigos. Agradeço a todos que me deram força e me mandaram mensagens positivas. Classificado para a Final do Mundial com o 6º resultado, felicidade é pouco. Eu voltei”, anima-se William.

Além de Felipe e William, o Brasil ainda foi representado por Lucas Santos e Gabriel Sasaqui. Lucas ficou no grupo B, mas sofreu um acidente durante as disputas e não terminou as provas. O carioca já foi atendido pela equipe médica e passa bem. Já Gabriel foi o 32º da primeira qualificação com 3.648 pontos.

Os quatro pentatletas são fruto do PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em Pernambuco e em São Paulo para a formação de novos nomes na modalidade. Por causa dos recentes bons resultados na modalidade, os quatro recebem o Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

“Eu não sei descrever com palavras a alegria que estou sentindo agra. Apenas quero agradecer de coração às pessoas que torceram por mim e acreditaram em mim. Agradecer a Deus e aos meus pais também. Agradecer também às pessoas que aparecem e mudam tudo. Agora é focar na Final”, agradece Felipe.

Campeões Júnior e Jovem A avançam

Para se garantir entre os 36 finalistas, Felipe começou o dia na natação. O pernambucano nadou os 200 metros estilo livre no 15º tempo do grupo B (2min08s56), que lhe garantiu 1.260 pontos. Já William fez a 27ª marca de sua bateria, 2min13s32 (1.204).

Na esgrima, Felipe foi o 7º de sua qualificação, após vencer 20 lutas e conquistar 916 pontos. William venceu uma luta a menos (19) e foi o 11º na prova em seu grupo (880).

No início do evento combinado, William estava em 18º em seu grupo e sabia que teria que ‘voar baixo’ para se garantir entre os finalistas. E ele fez. O carioca saiu 1min04s atrás do primeiro do grupo A até então, o russo Ilya Shugarov. Ele chegou ao final das quatro séries de 800m de tiro a laser intercaladas com cinco acertos de tiro fazendo o 2º melhor tempo (12min13s03), somando 2.268 pontos.

Felipe começou a última prova em 10º do grupo B e não só manteve a boa classificação alcançada até então como melhorou ainda mais seu desempenho. O pernambucano largou 41s depois do líder da segunda qualificação naquele momento, o russo Oleg Naumov e terminou a prova no 5º tempo da bateria (12min22s92), garantindo 2.232 pontos.

Na Final de domingo, Felipe e William vão enfrentar grandes nomes do Pentatlo Moderno mundial. Dentre eles, os atuais campeão e vice-campeão Mundial Júnior, o francês Valentin Belaud e o ucraniano Denys Pavlyuk, respectivamente; todo o pódio dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, o sul-coreano Dae Beom Kim (ouro) , o russo Ilya Shugarov (prata) e o mexicano Jorge Abraham Camacho (bronze); e o atual campeão Mundial Jovem A, o russo Oleg Naumov.

Também estarão presentes o húngaro Gergely Demeter, campeão Jovem A de 2009; o sul-coreano Woo Jin Lee, prata na terceira etapa da Copa do Mundo no início do ano; e o inglês Joseph Evans, bronze na primeira etapa da Copa.

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro