» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil terá 7 representantes no Mundial Júnior

22/07/2013 17h14
CBPM


Torneio em Székesfehérvár, na Hungria, vai reunir cerca de 140 pentatletas de aproximadamente 30 países durante sete dias de disputas a partir desta quinta, 25

A partir desta quinta-feira, 25, a Hungria volta a sediar mais uma competição do calendário internacional do Pentatlo Moderno, a segunda somente neste ano. Desta vez, o país de forte tradição na modalidade realiza o Campeonato Mundial Júnior, que terá disputas durante sete dias seguidos, até o próximo dia 31. Em Székesfehérvár, pequeno condado a 65 km da capital Budapeste, cerca de 140 pentatletas de aproximadamente 30 países vão competir em uma das principais competições do Pentatlo Moderno mundial, na categoria que oficialmente abrange atletas de 19 a 21 anos de idade.

O Brasil terá sete representantes na disputa: Amanda Turute, Andressa Ramos e Brenna Lima, no feminino; e Felipe Nascimento, Gabriel Sasaqui, Lucas Santos e William Muinhos, no masculino. Todos eles são fruto do PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém há mais de quatro anos no Rio de Janeiro, em Pernambuco e em São Paulo para a formação de novos nomes na modalidade.

Dos sete brasileiros que vão competir no Mundial da Hungria, dois já estão na Europa há quase 10 dias. No último dia 14, Lucas e William começaram um curso de esgrima na Espanha com o Mestre D’Armas Daniel Levavasseur, ganhador de 14 medalhas olímpicas como treinador. Os dois cariocas fazem o aperfeiçoamento com o francês de olho na competição na Hungria.

“O curso está sendo muito proveitoso. O nível técnico dos atletas é muito grande, com isso, conseguimos manter uma qualidade de jogo alta. O Mestre Daniel também está me dando algumas aulas e verificando mais erros”, conta William, que completa 20 anos de idade no próximo dia 2.

Na Espanha, William e Lucas estão ao lado de outros 66 nomes de 18 países (incluindo o Brasil), dentre eles Nathália Couto, técnica do centro de treinamento da CBPM no Rio de Janeiro. Para não deixar as outras modalidades de lado, os dois pentatletas estão conseguindo um espaço na rotina de treinos para as demais provas.

“De segunda a sábado, a gente treina esgrima de manhã, natação, corrida e tiro à tarde e mais esgrima à noite. No domingo é só esgrima. O hipismo está sem treino, já que não conseguimos achar um local apropriado para ele”, detalha William.

William e Lucas se apresentam na Hungria na véspera do início do torneio, na quarta, 24. No país europeu, William espera pelo menos voltar a repetir o feito alcançado no Mundial Júnior de 2011, na Argentina. Na ocasião, o carioca se tornou o primeiro pentatleta a avançar até a final masculina de um Mundial de Pentatlo Moderno.

“É a competição mais importante do ano para mim, onde estarei com os melhores atletas do mundo da minha categoria. Estou preparado e vou dar meu máximo para conseguir mais uma final. Acho que o diferencial vai ser a esgrima”, avalia William.

Pentatletas no Brasil viajam nesta terça, 23

Os outros cinco pentatletas brasileiros que vão competir no Mundial da Hungria e que estão no Brasil viajam para o país europeu nesta terça-feira, 23. Brenna Lima e Felipe Nascimento vão do CT da Confederação Brasileira em Recife, enquanto que Andressa Ramos e Gabriel Sasaqui do centro de treinamento na capital fluminense e Amanda Turute de Resende, no interior do Rio de Janeiro.

Amanda embarca para a Hungria um dia depois de completar 19 anos de idade. Mesmo só entrando oficialmente para a categoria Júnior neste ano, a pentatleta esteve nas duas últimas edições do Mundial Júnior da modalidade.

“Agora me sinto com maior responsabilidade, já que vou competir com atletas da minha categoria. Apesar de voltar de uma lesão, os treinos foram fortes e focados para a competição. É sempre bom estar no circuito internacional para ganhar experiência, além de ser uma grande responsabilidade representar o país”, destaca Amanda.

Assim como Amanda, Felipe Nascimento também esteve nos mundiais de 2011 e 2012. O pernambucano vai para a Hungria embalado pelas duas medalhas conquistadas no Pan-Americano de Santo Domingo, há pouco mai de uma semana: o ouro no revezamento misto Júnior, com Brenna Lima, e o bronze na disputa individual masculina da mesma categoria.

“Eu me surpreendi com o resultado em ambas as provas, principalmente no revezamento. Na disputa individual, fui para lá com o objetivo apenas de fazer uma boa pontuação, mas acabou que sai muito bem na esgrima e conquistei a pontuação máxima na equitação. Mesmo tendo cãibras no final do combinado, consegui segurar a posição de terceiro no Júnior”, relembra Felipe, que completou 20 anos no início do mês.

O ouro em Santo Domingo também foi uma surpresa para Brenna Lima, ainda mais porque a pentatleta de 17 anos é oficialmente de uma categoria abaixo da Júnior, a Jovem A (para atletas de 17 e 18 anos). Indo para o seu primeiro Mundial Júnior, a pernambucana volta a competir com pentatletas mais experientes, na Hungria.

Além do nível de competidores mais elevado, a categoria Júnior do Pentatlo Moderno se difere da Jovem A pelas provas incluídas em seu programa. Enquanto que a Júnior reúne todas as cinco modalidades do esporte (natação, esgrima, hipismo e o evento combinado de tiro a laser e corrida), a Jovem A tem quatro, deixando a equitação de fora. Ou seja, o fato de atletas Jovem A estarem competindo na categoria Júnior indica que eles já alcançaram nível internacional de adestramento no hipismo, o que não é exigência de sua categoria oficial.

“Às vezes é chato você competir em uma categoria superior a sua, pois é como se já começasse a competição em desvantagem em relação aos outros competidores. Por outro lado, sinto que a pressão é menor, já que é o dever deles de ser sair bem. Mas isso também não quer dizer que eu tenho que aceitar que eles certamente serão melhores do que eu”, avalia Brenna.

Também oficialmente da categoria Jovem A, Gabriel Sasaqui vai para a Hungria de olho na seletiva sul-americana para os Jogos Olímpicos de Juventude, que vai acontecer em novembro, no Chile. O carioca de 17 anos também já compete em categorias superiores a sua há algum tempo e não desanima com o fato.

“Acho muito bom competir no circuito internacional porque você acaba reconhecido pelo seu trabalho. Além disso, tenho a oportunidade de ganhar mais experiência para participar de competições alvo. A responsabilidade de me ganhar é dos meus adversários mais experientes, mas farei de tudo para decepcioná-los”, brinca Gabriel.

Andressa Ramos também está animada com o Mundial Júnior, principalmente por voltar à Hungria um ano depois. A carioca de 19 anos esteve no país europeu para o Mundial Jovem A do ano passado, que foi realizado na cidade de Tata.

“A expectativa para o Mundial Júnior é a melhor possível. Os treinos foram intensos e proveitosos e espero conseguir fazer o meu melhor”, torce Andressa.

Calendário do Mundial Júnior:

25 de julho (quinta): Semifinal Feminina
26 de julho (sexta): Semifinal Masculina
27 de julho (sábado): Final Feminina
28 de julho (domingo): Final Masculina
29 de julho (segunda): Revezamento Misto
30 de julho (terça): Revezamento Feminino
31 de julho (quarta): Revezamento Masculino

Delegação brasileira no Mundial Júnior:

Feminino:
Amanda Turute
Andressa Ramos
Brenna Lima

Masculino:
Felipe Nascimento
Gabriel Sasaqui
Lucas Santos
William Muinhos

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro