» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil terá 6 pentatletas na Copa da China

14/04/2014 02h12
CBPM

Competição começa nesta quarta, 16, no moderníssimo Centro Nacional de Pentatlo Moderno Pierre de Coubertin, localizado na cidade de Chengdu, na província de Sichuan

Como acontece pelo menos uma vez ao ano, a China marca presença no calendário internacional de competições do Pentatlo Moderno. Desta vez, o país oriental sedia a terceira etapa da Copa do Mundo, a partir desta quarta-feira, 16. Na cidade de Chengdu, na província de Sichuan, pentatletas de mais de 20 países vão se enfrentar até domingo, 20, na penúltima qualificação do torneio. O Brasil estará representado por seis de seus principais competidores: Larissa Lellys, Priscila Oliveira e Yane Marques, no feminino; e Danilo Fagundes, Felipe Nascimento e Luis Magno, no masculino.

Os seis são os primeiros colocados do ranking nacional da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM). Nos últimos 10 dias, todos encararam pelo menos uma grande disputa na modalidade: o trio feminino esteve na segunda etapa da Copa do Mundo, que acabou no dia 6, no Egito, e o masculino participou da primeira edição do Campeonato Brasileiro de Inverno, realizado no sábado passado, 12.

Vindo de uma sequência de competições desde que a temporada começou, Yane Marques espera “fazer o melhor” na China. “As instalações da competição são excelentes, mas outras coisas são difíceis, como a comida, por exemplo. Em termos de preparação, fiz o que pude nos treinamentos para chegar bem aqui”, conta a quinta colocada no ranking mundial e que já entra em ação no primeiro dia do torneio, com a qualificação feminina.

Além da Copa do Egito, a medalhista olímpica também participou da estreia do Pentatlo Moderno nos Jogos Sul-Americanos, no início de março, no Chile, conquistando a medalha de ouro. Sobre a etapa passada da Copa, no país africano, a pernambucana se diz satisfeita com o 14º lugar. “Foi bom. Depois de uma semifinal ruim (ela foi a 35ª), fui bem na final. Estávamos todas muito próximas uma das outras no evento combinado e, por isso, o resultado foi aceitável”, ela relembra.

Conterrânea de Yane, Priscila Oliveira também aponta o nível forte da Copa do Egito para justificar a sua 29ª colocação dentre as 36 finalistas da competição. “Foi uma etapa que me surpreendeu porque estava muito forte. Gostei do resultado, mas não fiquei muito satisfeita, pois tenho muito para melhorar e treinar”, ela analisa, focando na nova disputa. “Tivemos um rápido descanso por causa do fuso horário. Vai ser uma etapa bem forte e espero estar entre as finalistas para continuar buscando melhorar o resultado das outras etapas”, espera a pernambucana.

Estádio pioneiro

Assim como Yane, Priscila destaca a qualidade das instalações do estádio onde vão acontecer as disputas da Copa da China, no moderníssimo Centro Nacional de Pentatlo Moderno Pierre de Coubertin. Construído em 2010 por ocasião do Mundial Sênior daquele ano, a arena é a primeira e única do mundo dedicada exclusivamente às provas do centenário esporte olímpico. “A China é uma potência no esporte e as instalações do estádio são grandiosas e muito bonitas. Dá muito gosto de competir por aqui, sabendo que tudo é para o Pentatlo”, Priscila destaca.

Quem também está de olho em uma das 36 vagas da Final Feminina da Copa da China, que será na sexta, 17, é Larissa Lellys. A brasileira tem estado nas principais competições do circuito mundial ultimamente. Depois de se garantir na final da primeira etapa, nos Estados Unidos (que foi cancelada), e não avançar para a grande disputa da Copa do Egito, ela espera um resultado diferente em Chengdu. “Minha expectativa para a competição é boa. Espero conseguir dar o meu melhor. No Egito, infelizmente fiquei de fora da final por dois segundos. Faz parte da vida do atleta”, ela relembra.

No masculino, além de Danilo Fagundes e Luis Magno, o Brasil também estará representado por Felipe Nascimento. O pernambucano de apenas 20 anos de idade conquistou as duas últimas disputas em que esteve: a primeira medalha masculina do Pentatlo Moderno na história dos Jogos Sul-Americanos e o Brasileiro de Inverno, no último fim de semana.

Oficialmente na categoria Júnior (para atletas de 19 a 21 anos), Felipe é uma grande surpresa do Pentatlo Moderno, já que foi descoberto no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a revelação e formação de novos nomes na modalidade. Animado pelas recentes conquistas, ele chega à China com o pé no chão, sabendo de que o nível dos atletas estará altíssimo. “A principio, espero fazer uma boa qualificação para conseguir vaga na final”, espera o pernambucano, que vai entrar em ação na quinta, 17, com a primeira disputa entre os homens.

Felipe também não deixa de falar das instalações de ponta do Centro Pierre de Coubertin. “Visitamos o local rapidamente, mas pelo que pude perceber, foi montada para a etapa da Copa do Mundo uma mega estrutura. As instalações são impecáveis, coisa de primeiro mundo”, o terceiro colocado no ranking nacional elogia.

Quase todos os brasileiros que vão competir na China fazem parte da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte; Yane, inclusive na modalidade Bolsa Pódio. Larissa, Luis, Priscila e Yane também integram o Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro pela Comissão de Desportos do Exército (CDE); elas como Terceiro Sargento e ele como Primeiro Tenente. Yane ainda faz parte do Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Brasileiros na Copa da China:

FEMININO
Larissa Lellys
Priscila Oliveira
Yane Marques

MASCULINO
Danilo Fagundes
replica Bell & Ross ukhttp://www.schoolmemories.org/index.php?page=Vacheron-Constantin-replica.htmlhttp://www.childsplayadventureland.co.uk/test.php?page=Breguet-replica.htmlreplica Longines ukhttp://www.childsplayadventureland.co.uk/test.php?page=Jaeger-Le-Coultre-replica.htmlreplica Audemars Piguet ukhttp://www.childsplayadventureland.co.uk/test.php?page=TAG-Heuer-replica-watches-fake-TAG-watches-UK.htmlreplica watches ukhttp://www.childsplayadventureland.co.uk/test.php?page=cartier-copies.htmlhttp://www.childsplayadventureland.co.uk/test.php?page=cheap-replica-watches.htmlreplica watches ukreplica Hublot uktudor replica watchesreplica watches ukomega replica Online Outlet, Cheap Replica Watches UK Store, Swiss Replica Watches Sale, Free UK Shipping!!
Felipe Nascimento
Luis Magno

Programação da Copa da China:

16/04 (Quarta): Qualificação Feminina
17/04 (Quinta): Qualificação Masculina
18/04 (Sexta): Final Feminina
19/04 (Sábado): Final Masculina
20/04 (Domingo): Revezamento Misto

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro