» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil terá 4 representantes no Aberto da Polônia

09/09/2019 17h49
CBPM


Competição vale para o ranking olímpico e começa nesta sexta-feira, 13, em Drzonków

Quatro pentatletas brasileiros vão participar do Aberto da Polônia de Pentatlo Moderno, que começa nesta sexta-feira, 13, em Drzonków. Até domingo, 15, a tradicional cidade polonesa em competições da modalidade olímpica vai receber nomes de mais de 15 países, incluindo o Brasil. Dentre eles, estão os brasileiros Danilo Fagundes, de 31 anos, Felipe Nascimento, 26, Priscila Oliveira, 30, e William Muinhos, 26.

Dos pentatletas da delegação brasileira, os três homens acabaram de competir no Campeonato Mundial, que foi realizado até o último domingo, 9, na Hungria. Assim como no torneio húngaro, os quatro brasileiros vão participar do Aberto da Polônia para somar pontos no ranking que vai definir pelo menos 12 vagas (seis em cada gênero) para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

“Fizemos um ciclo de competições para participar dessas provas”, conta Danilo, que ficou em 59º dentre os 88 pentatletas do Mundial. “E espero competir melhor do que na Hungria”.

O Aberto da Polônia será a segunda das 11 competições que valerão para o ranking olímpico. A primeira delas foi o Aberto da Bielorrússia, em julho. A próxima será o Aberto do Quirguistão, a partir do dia 26, que também terá a participação de brasileiros.

“Seguimos direto do Mundial para a Polônia. Então, tivemos apenas alguns dias de treinos para começar a prova”, Felipe, que foi o 69º na Hungria, detalha o planejamento para as competições seguidas. “Em Drzonków, espero passar para a final e obter a melhor colocação possível para somar bons pontos no ranking”.

ARENA TRADICIONAL

O Aberto da Polônia vai começar suas disputas pela qualificação masculina. As mulheres não precisarão passar pela classificatória, que estava prevista para esta quinta, 12. As finais serão no sábado, 14 (mulheres), e no domingo, 15 (homens).

“A preparação foi intensa, apesar de pouco tempo que tive para estar competindo novamente”, conta Priscila, que foi bronze no revezamento misto nos Jogos Olímpicos Lima 2019, no fim de julho. “Fizemos um trabalho forte e espero pontuar bastante”.

Todas as provas em Drzonków serão disputadas na Basen Olimpijski WOSiR. A arena já sediou grandes competições do Pentatlo Moderno, dentre elas o Mundial Júnior deste ano e o de 2014, o Mundial Militar e a quarta etapa da Copa do Mundo de 2017, além de diversos torneios nacionais.

“Meu desempenho na Hungria não foi como eu esperava, já que nada encaixou”, relembra William, que foi o 76º no Mundial. “Mas agora espero fazer marcas iguais ou melhores às que faço no treino, pois tenho treinado bem”.

Na Hungria, a delegação brasileira estará acompanhada do técnico Marcus Abreu. Todos os quatro brasileiros recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania. Felipe e Priscila também integram o programa Time PE, do Governo do Estado de Pernambuco. O pernambucano e William ainda são Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

DELEGAÇÃO BRASILEIRA NA POLÔNIA

Danilo Fagundes
Felipe Nascimento
Priscila Oliveira
William Muinhos

PROGRAMAÇÃO DO TORNEIO

Sexta (13 de setembro): Qualificação masculina
Sábado (14 de setembro): Final feminina
Domingo (15 de setembro): Final masculina

COMPETIÇÕES DO RANKING OLÍMPICO

4 a 5 de julho de 2019: Aberto da Bielorrússia
12 a 15 de setembro: Aberto da Polônia
26 a 29 de setembro: Aberto do Quirguistão
Janeiro de 2020: Budapeste Indoor
26 de fevereiro a 1º de março de 2020: Primeira Etapa da Copa do Mundo (Egito)
25 a 29 de março de 2020: Segunda Etapa da Copa do Mundo (Bulgária)
15 a 19 de abril de 2020: Terceira Etapa da Copa do Mundo (República Tcheca)
29 de abril a 3 de maio de 2020: Quarta Etapa da Copa do Mundo (Hungria)
14 a 17 de maio de 2020: Final da Copa do Mundo (Coreia do Sul)
26 a 31 de maio de 2020: Mundial (China)
Abril/Maio de 2020: Aberto dos EUA

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro