» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil terá 4 pentatletas na Copa do do Egito

26/02/2018 13h00
CBPM


Torneio abre principal circuito internacional da modalidade, de quarta, 28, a domingo, 4 de março, no Cairo

A partir desta quarta-feira, 28, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) dá início ao circuito internacional de competições regidas pela entidade em 2018. O fato ocorrerá no Cairo, no Egito, quando, até domingo, 4 de março, acontecerá a primeira etapa da Copa do Mundo da modalidade que reúne esgrima, natação, hipismo e o laser-run (tiro a laser e corrida). O Brasil estará presente com quatro nomes: Maria Ieda Guimarães, 17, no feminino; e Danilo Fagundes, 30, Felipe Nascimento, 24, e William Muinhos, 24, no masculino.

Durante os cinco dias de disputas, o torneio espera receber cerca de 150 pentatletas de 30 países. Todas as provas na capital egípcia vão acontecer no Platinum Club. O evento que abrirá a competição na quarta será a qualificação feminina, onde estaremos representados por Maria Ieda Guimarães.

Será a primeira Copa do Mundo da carioca que, em outubro, vai representar o país também nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. A jovem atleta é uma revelação do PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade.

“Acredito que será uma boa experiência, já que vou competir com mulheres de categorias acima da minha e acredito que isso seja muito bom para meu desenvolvimento como atleta”, anima-se Maria Ieda, que, por ter 17 anos, oficialmente é da categoria Jovem A do Pentatlo Moderno.

No Egito, a atleta espera melhorar suas marcas pessoais. Ela conta que sua participação na primeira etapa da Copa do Mundo será um importante treinamento para competir na Argentina, em outubro.

“Muitas pentatletas que estarão lá possuem uma enorme experiência e esse é um dos aprendizados que me inspiram e que preciso levar para os Jogos Olímpicos da Juventude”, ela defende.

Melhor Pentatleta de 2017 presente

Um dia depois de Maria Ieda estrear na Copa do Egito, será a vez dos homens encararem a qualificação deles no torneio. Dentre os três que vão nos representar na disputa masculina, está aquele que acabou de ser anunciado como o Melhor Pentatleta de 2017 pelo Prêmio Brasil Olímpico do Comitê Olímpico do Brasil (COB): Danilo Fagundes.

O carioca que completou 30 anos neste domingo, 25, nove deles no Pentatlo Moderno, vai para sua 18ª Copa do Mundo. O número 3 do ranking nacional conta que colocou a disputa em sua programação para o ano por se tratar de um “evento importante e de peso”.

“Estou numa fase de treinos que não é competitiva, mas fiz alguns testes e espero fazer o melhor no Egito”, conta o atual campeão Brasileiro e vice Sul-Americano. “Como no ano passado, quero fazer uma boa prova para dar sequência ao planejamento”, ele acrescenta.

Líder do ranking também presente

William Muinhos, que assim como Danilo foi revelado no PentaJovem-RJ, compartilha da justificativa do colega para participar da Copa do Mundo do Egito. Para o líder do ranking nacional, é importante estar no primeiro grande evento da temporada para ver como está em relação ao nível mundial logo no início do ano.

“Conforme a gente vai ganhando experiência, não nos cobramos tanto mais com o resultado em si, de colocação; preferimos melhorar nossas marcas”, William conta, sobre sua expectativa para a competição. “Se eu fizer uma boa esgrima e um bom combinado, o resultado virá e espero que seja o suficiente para eu me classificar para a Final”, acrescenta ele, que também tem nove anos no Pentatlo Moderno e vai para sua 13ª disputa de Copa do Mundo.

Pressão de lado

Integrante do trio masculino que representará o Brasil no Egito, Felipe Nascimento conta que vai para o torneio de olho em “adquirir ritmo de competição”. Para o pernambucano, o ano que ainda terá os Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018, em junho, na Bolívia, e os Jogos Olímpicos da Juventude, na Argentina, só está começando.

“Conseguir me classificar para a Final agora seria ótimo, mas não irei me pressionar para isso. Estou focado em competir fazendo o melhor que posso e curtindo a prova”, defende Felipe, que é outro nome revelado no PentaJovem e em nove anos no Pentatlo Moderno também vai para a sua 13ª disputa de Copa do Mundo.

Os quatro pentatletas que vão representar o Brasil no Egito, todos revelados no PentaJovem, recebem a Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. Felipe e William ainda fazem parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira (FAB) como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

DELEGAÇÃO BRASILEIRA NA COPA DO EGITO

Feminino
Maria Ieda Guimarães

Masculino
Danilo Fagundes
Felipe Nascimento
William Muinhos

PROGRAMAÇÃO DA COPA DO MUNDO DO EGITO

Quarta (28 de fevereiro): Qualificação feminina
Quinta (1º de março): Qualificação masculina
Sexta (2 de março): Final feminina
Sábado (3 de março): Final masculina
Domingo (4 de março): Revezamento misto

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro