» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil terá 2 nomes no Campeão dos Campeões

24/10/2013 01h54
CBPM


No Qatar, Yane Marques e Danilo Fagundes vão competir ao lado dos principais medalhistas da modalidade nos últimos dois anos

Lá só estarão os melhores! Neste fim de semana, dias 26 e 27 de outubro, apenas os pentatletas que ganharam pelo menos uma medalha em competições internacionais de Pentatlo Moderno nas duas últimas temporadas estarão presentes no Qatar. Eles vão se enfrentar no torneio Campeão dos Campeões, que será realizado na capital do país asiático, Doha. Como o próprio nome já diz, não é difícil de se imaginar que apenas a nata da modalidade vai competir. O Brasil será representando tanto na disputa feminina, no sábado, quanto na masculina (domingo), com Yane Marques e Danilo Fagundes.

"A obtenção de resultados expressivos no cenário esportivo mundial passa obrigatoriamente pela presença permanente dos atletas nas competições internacionais mais relevantes. A Yane é frequentadora assídua desse tipo de competição e vem obtendo conquistas espetaculares para o Pentatlo brasileiro. O Danilo, por outro lado, é estreante na competição, mas tem demonstrado uma impressionante evolução nos últimos meses", avalia Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Para Yane estar no Campeão dos Campeões foi fácil. Em 2012 e 2013, a pernambucana subiu no pódio de competições do Pentatlo Moderno mais de cinco vezes, sem contar o terceiro lugar no Brasileiro do ano passado. Nas duas temporadas, ela foi bronze na Final da Copa do Mundo de 2012, bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, ouro no Pan/Sul-Americano de 2012, bronze na primeira etapa da Copa do Mundo deste ano, ouro na Copa Kremlin e vice-campeã Mundial de 2013. Apenas um desses resultados já a credenciariam para o torneio no Qatar.

“Essa temporada foi marcada por participações inéditas, como a Copa Kremlin e até mesmo agora o Campeão dos Campeões. Fizemos uma temporada diferente do tradicional e aceitar participar desta competição foi uma decisão em conjunto da minha equipe técnica e estou adorando ter essa oportunidade”, diz.

O Campeão dos Campeões será a primeira competição de Yane depois da inédita prata conquistada no Mundial de Taiwan, em agosto. Atual 4ª colocada no ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), ela embarca para o Qatar nesta quinta-feira, 24, diretamente da França, onde há 10 dias está em um aperfeiçoamento com foco na esgrima com o francês Sebastien dos Santos. Lá, ela também tem a companhia dos compatriotas Luis Magno, Larissa Lellys e Priscila Oliveira.

“Esse período está sendo muito rico com o acompanhamento de Sebá. As cinco provas estão muito bem servidas por aqui. Está valendo muito a pena ter vindo treinar esses 10 dias antes da prova”, Yane conta, detalhando a preparação para o Campeão dos Campeões. “Apesar de não ser a competição alvo da temporada, estou treinando forte e quero chegar lá bem. Estou correndo rápido e preparada tecnicamente para os cinco eventos”, adianta.

A número 1 e o número 1

Yane foi formada no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Pernambuco. Já beneficiária da Bolsa Atleta, no último mês, ela recebeu das mãos do ministro Aldo Rebelo o certificado de inclusão na Bolsa Pódio. A pernambucana também tem o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como uma das integrantes do Time Brasil. Além disso, faz parte do programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento pela Comissão de Desportos do Exército (CDE).

Enquanto Yane teve mais de cinco pódios que a credenciaram para o Campeão dos Campeões, Danilo Fagundes já havia garantido a sua ‘credencial’ no Sul-Americano de Pentatlo Moderno do ano passado. Medalhista de ouro no torneio, na Argentina, foi lá que o carioca de 25 anos carimbou seu passaporte para o torneio no Qatar.

O atleta do centro de treinamento da Confederação Brasileira no Rio de Janeiro está tendo uma temporada intensa em 2013. Número 1 do ranking nacional e melhor brasileiro colocado no ranking mundial masculino (49º), até agora, Danilo esteve na primeira etapa da Copa do Mundo, nos Estados Unidos, participou da segunda (Rio) e da quarta (Hungria), foi bronze no Pan-Americano da modalidade neste ano e competiu no Mundial de Taiwan. Isso sem falar no Campeonato Panamenho, no primeiro semestre deste ano, onde subiu no lugar mais alto do pódio.

No início do mês, o carioca reconquistou o título do Campeonato Brasileiro da modalidade, que foi dele em 2011. Ele embarcou para o Qatar nesta madrugada e chegará à capital do país já de olho na competição seguinte, o Sul-Americano, que será disputado no início de novembro, no Chile.

“O Campeão dos Campeões é uma competição nova para mim. Não quero criar expectativas, mas farei o melhor para pontuar bastante. Os treinos estão direcionados para o Sul-Americano, já que o torneio no Qatar apareceu no meio do meu planejamento já voltado para a disputa continental. Mas, sem dúvidas, servirá de aperfeiçoamento”, o também integrante do programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte analisa.

VEJA TAMBÉM

CBPM completa 12 anos e celebra PentaJovem
Disputa acirrada marca o Brasileiro de 2013
Yane Marques recebe certificado da Bolsa Pódio
Yane Marques conquista prata no Mundial de Taiwan

 

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro