» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil tem duas representantes na Copa da China

14/04/2013 16h31
CBPM


Larissa Lellys e Priscila Oliveira competem pelo país a partir desta quarta, 17, nesta que é a terceira etapa do torneio. Competição acontece menos de um mês depois de realizar a segunda qualificação no Rio

O circuito da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno de 2013 chega na metade de suas disputas. Nesta quarta-feira, 17, a competição dá início à sua terceira etapa, em Chengdu, na China. Durante os cinco dias de provas, cerca de 120 pentatletas de mais de 20 países vão passar pela esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida na cidade da província de Sichuan. O Brasil estará representado por Larissa Lellys e Priscila Oliveira.

As duas pentatletas são Terceiro Sargento pela Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ) e fazem parte do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife. As pernambucanas participaram da segunda etapa da Copa do Mundo, há cerca de um mês, no Rio de Janeiro. Priscila também esteve na primeira, em fevereiro, nos Estados Unidos.

“No Rio, eu esperava ter saído melhor, mas acabei sentindo câimbras, o que prejudicou meu resultado no final. Agora, espero conseguir dar o meu melhor e o resultado será uma conseqüência”, conta Larissa, que na Copa do Rio não conseguiu avançar até a final.

Na China, as duas brasileiras e os demais competidores vão competir no famoso Centro de Pentatlo Moderno Pierre de Coubertin. O estádio é o primeiro e único no mundo construído exclusivamente para competições da modalidade. Concentrando todas as cinco provas do esporte, ele foi inaugurado em setembro de 2010, para a realização do Mundial daquele ano.

De lá pra cá, pelo menos uma vez ao ano a arena entra no calendário internacional de competições da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). Depois do Mundial de 2010, sediou a quarta etapa da Copa do Mundo em 2011 e foi palco da Final do torneio em 2012.

Brasil tem dois nomes no Top 36

A Copa da China deste ano começa com a qualificação feminina no primeiro dia. Na quinta, 18, é a vez dos homens irem atrás de uma das 36 vagas da final deles, que será no sábado, 20. A grande decisão entre elas é na sexta, 19. O último dia, domingo, 21, é reservado para o revezamento misto, que entrou no circuito da Copa do Mundo pela primeira vez agora em 2013.

Além das medalhas de ouro, prata e bronze em jogo, os pentatletas que vão competir em Chengdu estão de olho em preciosos pontos para o ranking do circuito da Copa do Mundo. Através dele, os 36 melhores colocados – em cada gênero – dentre as quatro etapas realizadas (EUA, Brasil, China e Hungria) garantem vaga na finalíssima do torneio, daqui a pouco mais de um mês na Rússia.

Somando as duas primeiras qualificações, o brasileiro com a melhor colocação é Yane Marques. Por causa do bronze conquistado na primeira qualificação e do 13º lugar no Rio, a número 2 do ranking mundial está no 4º lugar do ranking da Copa do Mundo.

Priscila Oliveira também está em uma boa colocação. Com o 28º lugar nos Estados Unidos e o 11º no Rio (o melhor desempenho de um brasileiro na disputa), a colega de treinamento de Yane está no 16º lugar, garantindo, até o momento, uma vaga na grande Final, na Rússia.

Como Larissa Lellys não participou da primeira etapa e não se classificou para a final da Copa do Rio, ela atualmente é a 79ª do ranking da Copa do Mundo. Mas a situação dela pode melhorar e muito depois da disputa na China.

Calendário da Copa do Mundo da China

17 de abril (quarta) – Qualificação Feminina
18 de abril (quinta) – Qualificação Masculina
19 de abril (sexta) – Final Feminina
20 de abril (sábado) Final Masculina
21 de abril (domingo) – Revezamento misto

Circuito da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno de 2013

1ª Etapa: Palm Springs (EUA) – 20 a 24 de fevereiro
2ª Etapa: Rio de Janeiro (Brasil) – 20 a 24 de março
3ª Etapa: Chengdu (China) – 17 a 21 de abril
4ª Etapa: Budapeste (Hungria) – 8 a 12 de maio
Final: Níjni Novgorod (Rússia) – 31 de maio e 1º e 2 de junho


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro