» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil tem 5 representantes no Mundial Júnior do Egito

Competição começou nesta segunda-feira, 12, em Alexandria, e vai até domingo, 18

12/07/2021 13h24
Odenir Fonseca

Brasileiros em Alexandria para o Mundial Júnior do Egito

O Brasil tem cinco representantes no Campeonato Mundial Júnior de Pentatlo Moderno, que começou nesta segunda-feira, 12, em Alexandria, no Egito. Até domingo, 18, a competição vai reunir 165 pentatletas de 27 países. Serão 92 competidores no masculino, dentre eles os brasileiros Carlos Assis, 18, Matheus Nobre, 19, Matheus Romanelli, 19, e Nicholas Medeiros, 16; e 73 no feminino, como a carioca Marcela Mello, 16.

Será a primeira vez que o Mundial Júnior será realizado desde o início da pandemia. A última edição do torneio aconteceu em 2019, em Drzonków, na Polônia. A disputa reúne pentatletas de até 21 anos.

Todas as provas do torneio (esgrima, natação, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida)) vão acontecer na Academia Árabe de Ciência, Tecnologia e Transporte Marítimo. O Brasil entra em ação nesta terça-feira, 13, no revezamento masculino com os cariocas Matheus Nobre e Matheus Romanelli.

“Será minha primeira vez competindo no Mundial Júnior e fico feliz por ser no Egito. É a primeira vez que vou conhecer o país”, conta Nobre, que é o atual líder do ranking brasileiro da categoria.

Em 2019, o carioca esteve no Mundial Sub-19, que aconteceu na Bulgária. Seu companheiro no revezamento masculino também comemora o fato de poder competir no Egito.

“Acho muito legal o torneio ser no Egito, pois além de ser a primeira vez que vou lá, também será uma experiência única competir com os melhores”, avalia Romanelli.

Egito em alta

Com a realização do Mundial Júnior, o Egito já terá sediado duas importantes competições internacionais do Pentatlo Moderno na temporada. No início de junho, o país africano foi palco do Mundial Sênior, que distribuiu vagas da modalidade para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Ainda neste ano, o Egito também vai ser responsável pelos mundiais Sub-19 e Sub-17, que vão acontecer em setembro, também em Alexandria.

“Uma competição representando o Brasil sempre me deixou muito orgulhoso e animado. E agora vem com um gostinho ainda melhor, já que passamos mais de um ano por um período muito complicado da pandemia”, destaca Carlos Assis, que entrará em ação na quinta-feira, 15, na qualificação masculina.

Com 16 anos, Nicholas Medeiros participará do Mundial Júnior também tendo estado no Mundial Sub-19, na Bulgária, em 2019. Pela idade, o carioca é oficialmente da categoria Sub-17, duas abaixo da Júnior.

Nicholas está ansioso pela disputa, que já foi adiada por causa da pandemia. Após o cancelamento da edição do ano passado, a competição havia sido marcada para acontecer em fevereiro passado.

“Mesmo com os adiamentos, venho treinando forte e focado para ter o melhor resultado possível. Se Deus quiser, espero conquistar uma vaga na final”, projeta Nicholas.

Disputa feminina

Única representante feminina do país no Mundial, Marcela Mello já competiu em vários países, apesar da pouca idade. Somente em 2019, a carioca disputou o Mundial Júnior, na Polônia, o Mundial Sub-19, na Bulgária, e o Sul-Americano, na Argentina.

“A sensação de voltar a ter contato com outras pessoas no esporte me deixa muito feliz. Os treinos foram muito intensos, mas me lesionei nos últimos meses e isso deixou as coisas mais complicadas, apesar de ter ficado mais motivada a me superar. Sinto que fizemos o melhor que podemos nos treinamentos”, aponta Marcela.

Além da disputa individual feminina, que começa na quarta, 14, com a qualificação, a carioca também vai participar do revezamento misto, que vai encerrar o Mundial no domingo, 18.

“Espero me sentir bem comigo, sentir que tudo o que passamos nos últimos tempos tenha gerado algo bom. Pretendo colocar em prática as adaptações que fizemos em treino, me sentir bem fazendo o que mais amo e curtir estar de volta a tudo isso”, projeta.

Dos pentatletas brasileiros no Egito, Marcela, Matheus Nobre, Matheus Romanelli e Nicholas Medeiros foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade olímpica. Carlos Assis treina no Colégio Militar de Curitiba (CMC).

Todos os cinco recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania. Nobre e Romanelli ainda fazem parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, pela Comissão de Desportos do Exército (CDE).

DELEGAÇÃO BRASILEIRA

Masculina
Carlos Assis – 18 anos
Matheus Nobre – 19 anos
Matheus Romanelli – 19 anos
Nicholas Medeiros – 16 anos

Feminina
Marcela Mello – 16 anos

PROGRAMAÇÃO

Segunda (12 de julho): Revezamento feminino
Terça (13 de julho): Revezamento masculino
Quarta (14 de julho): Qualificação feminina
Quinta (15 de julho): Qualificação masculina
Sexta (16 de julho): Final feminina
Sábado (17 de julho): Final masculina
Domingo (18 de julho): Revezamento misto


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro