» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil tem 4 nomes no Mundial Júnior da Polônia

20/05/2014 09h33
CBPM


Torneio começa nesta terça, 20, na Polônia; eventos individuais se iniciam na quinta, 22, com a Qualificação Feminina e estreia de brasileiros

Mal acabou o Mundial Jovem de Pentatlo Moderno e a comunidade internacional da modalidade olímpica já se mobiliza para mais uma competição do esporte. Nesta terça-feira, 20, começa o Mundial Júnior, que neste ano é disputado em Drzonków, pequeno vilarejo a Oeste da Polônia. Os primeiros dois dias do torneio são dedicados aos revezamentos Feminino (hoje) e Masculino (amanhã). As disputas individuais começam na quinta, 22, com a Qualificação Feminina.

O país europeu receberá cerca de 150 pentatletas de aproximadamente 30 países no torneio voltado para competidores com até 21 anos de idade. O Brasil será representado, no feminino, por Bianca Cavalcanti, que completa 19 no próximo dia 29, e Stephany Saraiva, que faz 19 hoje; e por Felipe Nascimento e William Muinhos, ambos com 20 anos, no masculino. O quarteto brasileiro chegou à Polônia nesta segunda, 19, e a dupla feminina entra em ação nesta quinta.

Na Qualificação Feminina de quinta, Bianca e Stephany serão duas das 68 pentatletas inscritas. Todas elas foram divididas em dois grupos de 34 competidoras. Bianca estará no A e Stephany no B. Passando a integrar oficialmente a categoria Júnior do Pentatlo Moderno em 2014 (para competidores de 19 a 21anos), em Drzonków, as duas também estreiam no Mundial Júnior da modalidade.

“Essa é mais uma competição importante; mais ainda para nós meninas que ainda não conseguimos uma final nesse mundial. Estamos indo em busca dessa vaga”, Bianca conta e revela que seus últimos treinamentos foram específicos para o torneio. “Espero melhorar meu tempo sempre e estar entre as 36 da categoria”, a carioca acrescenta.

Stephany também torce por um bom desempenho na Polônia. A carioca que não pode comemorar o aniversário em casa, também passou por treinos intensos antes da competição.

“Poder estar em uma competição no dia do meu aniversário é um grande presente. Apesar de não poder pasasr esse dia com minha família e amigos, sei que eles vão mandar do Brasil vibrações positivas”, diz a pentatleta.

Brasil tem ‘veteranos’ no masculino

Enquanto as duas brasileiras na disputa feminina do Mundial Júnior da Polônia estão estreando na categoria em 2014, entre os homens a situação é outra. Felipe Nascimento e William Muinhos já são veteranos quando o assunto é o torneio. Os dois, inclusive, já participavam de competições Júnior mesmo antes de serem oficialmente da categoria. A estreia deles no Mundial foi com 18 anos
(idade relativa à categoria Jovem A) em 2011.

Já é o quarto Mundial Júnior seguido que eles participam. Com tamanha bagagem, deu tempo, inclusive, de fazer história para o Brasil no torneio. William é dono de três dessas marcas. Em sua primeira participação na competição, em 2011, na Argentina, o carioca se tornou o primeiro pentatleta brasileiro a avançar à uma Final Masculina de um Mundial de Pentatlo Moderno.

No ano passado, ao lado de Felipe, ele conquistou mais duas façanhas. Na ocasião, em Székesfehérvár, na Hungria, William também disputou a final, fazendo com que pela primeira vez o Brasil tivesse dois finalistas na disputa masculina de um mundial da modalidade. Na ocasião, ele também se tornou o dono do recorde mundial Júnior de série de tiro do evento combinado de tiro a laser e corrida. A inédita marca de cinco acertos no alvo em 8s ainda é dele.

“Mais uma vez espero ir para a Final e conseguir um resultado melhor do que o meu 21º lugar na Argentina em 2011. Treinei bem para isso e sei que uma boa performance está à vista. A Polônia tem ótima estrutura para sediar uma competição deste porte e isso vai nos ajudar”, avalia William, que foi o 30º no último Mundial Júnior.

Felipe também está bem empolgado na Polônia. O pernambucano vem conquistando resultados expressivos até na categoria Sênior do Pentatlo Moderno. No último Sul-Americano, conquistou a prata, nos Jogos Sul-Americanos deste ano, em março, no Chile, foi o grande campeão, e há um mês liderou o pódio da primeira edição do Campeonato Brasileiro de Inverno.

“Este ano está sendo bem puxado, mas estou satisfeito com meus resultados até agora, o que me incentiva ainda mais a me sair bem nesse mundial. O Brasileiro de Inverno foi a primeira vez que fiquei em primeiro lugar na categoria Sênior de um Campeonato Brasileiro, feito que venho buscando a um bom tempo já. Gostei muito”, o pernambucano relembra da conquista.

Assim como William, Felipe entra em ação no Mundial da Polônia na sexta com a Qualificação Masculina. No ótimo 27º lugar no ranking mundial da categoria, ele espera ir muito além da 35ª posição do ano passado.

“Espero garantir uma vaga na final e lá ficar entre os 15 primeiros colocados”, ele projeta.

Os quatro brasileiros que estão no Mundial Júnior da Polônia foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Todos eles também recebem o benefício da Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. Bianca e William ainda fazem parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Brasileiros no Mundial Júnior da Polônia:

FEMININO
Bianca Cavalcanti
Stephany Saraiva

MASCULINO
Felipe Nascimento
William Muinhos

Calendário do Mundial Júnior:

20 de maio (terça): Revezamento Feminino
21 de maio (quarta): Revezamento Masculino
22 de maio (quinta): Qualificação Feminina
23 de maio (sexta): Qualificação Masculina
24 de maio (sábado): Final Feminina
25 de maio (domingo): Final Masculina
26 de maio (segunda): Revezamento Misto

Atuais campeões Mundial Júnior:

FEMININO
Ouro: Szofia Folhazi (Hungria)
Prata: Anastasiya Spas (Ucrânia)
Bronze: Gloria Tocchi (Itália)

MASCULINO
Ouro: Denys Pavlyuk (Ucrânia)
Prata: Gergely Demeter (Hungria)
Bronze: Jin Woo Lee (Coreia do Sul)

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro