» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil imbatível no Campeonato Sul-Americano

07/06/2011 17h03
CBPM

Atletas brasileiros conquistam 18 das 24 medalhas disputadas no Rio de Janeiro

Quem esteve no Complexo Esportivo de Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no último 2 a 5 de junho, pode ver de perto um espetacular desempenho dos brasileiros no Campeonato Sul-Americano de Pentatlo Moderno de 2011. Encarando provas de esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida, os atletas do país conquistaram 18 das 24 medalhas disputadas individualmente na competição. Foram seis de ouro, seis de prata e seis de bronze, um aproveitamento de 75% nos quatro dias do evento.

No quadro geral de medalhas, o Brasil ficou isolado na primeira posição, seguido do Chile com duas de ouro e outras duas de bronze e da Argentina com duas de prata. Equador, Venezuela e Panamá não subiram no pódio nenhuma vez.

“Esse resultado positivo se deve com certeza ao plano de renovação que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno vem implantando ao longo dos últimos dois anos. Isso possibilitou a revelação de um grande número de atletas altamente qualificados prontos para qualquer competição”, alega Fábio Corrêa, coordenador-técnico do PentaJovem, projeto que a CBPM mantém a cerca de dois anos em Recife e no Rio de Janeiro para a formação de novos nomes na modalidade.

No Sul-Americano, os pentatletas competem em três categorias: Jovem (A e B), Júnior e Sênior. Todas elas com provas no masculino e no feminino. O Brasil esteve representado por com cerca de 50 atletas. A Argentina enviou 46 nomes, o Chile sete, o Equador nove, a Venezuela dois e o Panamá um.

A categoria que abriu o torneio, a Jovem, é formada por seis grupos, de A a E. No Sul-Americano, somente A e B fazem parte dos resultados oficiais. No entanto, os atletas da C em diante foram vistos nas arenas de Deodoro.

“Nós iríamos fazer uma disputa interna de aprimoramento para os jovens dessas categorias. Como outros países vizinhos viriam para o Sul-Americano, resolvemos convidá-los. A Argentina e o Chile gostaram da ideia e enviaram representantes”, revela Celso Sasaqui, vice-presidente CBPM.

Diferentemente das disputas no Sênior e Júnior, que incluem as cinco provas, a Jovem A não tem o hipismo. Já entre os mais novos da B e C, além do salto de obstáculos com cavalo, a esgrima fica de fora. Na D e E, mais uma competição é retirada, o tiro esportivo.

“O atleta começa no esporte apenas competindo na natação e na corrida. Conforme vai evoluindo suas formas física e técnica, o número de modalidades vai aumentando até chegar ao Pentatlo Moderno, englobando as demais provas”, explica Celso.

Na competição do primeiro dia, se destacaram as disputas nas categorias Jovem A masculino e Jovem B feminino. Nelas, o Brasil dominou os pódios.

O carioca William Muinhos (PentaJovem-RJ) levou o ouro na Jovem A, o pernambucano Felipe Nascimento, do centro de treinamento da CBPM em Recife, o Salesiano/Powerade-PE, ficou com a prata e outro PentaJovem carioca, Lucas Santos, faturou o bronze.

No Jovem B feminino o pódio triplo brasileiro teve Brenna Lima (Salesiano/Powerade-PE) no primeiro lugar, Stephany Saraiva (PentaJovem-RJ) na segunda posição (2708) e Bianca Cavalcanti (Salesiano/Powerade-PE) na terceira.

“Essas jovens promessas chegaram ao final de suas provas tão exaustos quanto os mais velhos. Eles serão adultos ainda mais fortes e teremos com certeza a hegemonia das Américas garantida por muitos anos”, projeta Fábio Corrêa.

Definidos nomes para o Pan

Alguns brasileiros enfrentaram uma ‘dupla-disputa’ no Campeonato Sul-Americano de 2011, já que o resultado do torneio no Rio de Janeiro foi usado como a quarta seletiva para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Em jogo, três vagas brasileiras para a competição, em outubro no México. Uma no feminino e duas no masculino.

O Brasil enviará quatro representantes para o país da América do Norte. O principal nome do país no Pentatlo Moderno, a sexta colocada no ranking mundial Yane Marques (Salesiano/Powerade-PE e Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ)), já tinha garantido a sua desde novembro do ano passado, por isso restava apenas mais uma para as mulheres.

A pernambucana Priscila Oliveira e a paraibana Larissa Lellys, do Salesiano/Powerade-PE e da CDE-RJ, e a carioca Mariana Laporte (PentaJovem-RJ) estavam na disputa por ela.

Ao final do dia, Priscila se saiu melhor, ganhando a medalha de ouro e o bicampeonato Sul-Americano. A dupla-conquista lhe garantiu a ida para Guadalajara.

Dentre os homens, cinco atletas chegaram ao Rio com chances reais de conquistar as duas vagas em aberto: Daniel Santos (CDE-RJ), Wagner Romão (CDE-RJ), Luis Magno (CDE-RJ), Danilo Fagundes (PentaJovem-RJ) e William Muinhos (PentaJovem-RJ).

Numa verdadeira briga de gigantes, Luis Magno confirmou presença no México ao se tornar campeão Sul-Americano e Wagner Romão, ao chegar em terceiro dentre os brasileiros, levou a sua vaga na classificação geral da seletiva nacional.

Paralelamente às disputas da categoria Sênior, aconteciam os confrontos na Júnior. No feminino, destaque para Mariana Laporte, que ficou com a medalha de ouro, e Juliana Domingues no bronze. No masculino, Willim Muinhos e Lucas Santos voltaram ao pódio. Desta vez para ficar com a prata e o bronze, respectivamente.

Mais confraternização do que competição

No último dia do Campeonato Sul-Americano de 2011, os melhores em cada categoria voltaram ao Complexo Esportivo de Deodoro para o revezamento misto.

“A disputa foi mais uma confraternização entre os atletas do que uma disputa levada a sério, já que o resultado não valeria índice para nenhuma competição”, explica Celso Sasaqui.

Mesmo não tendo que se preocupar com o resultado final, as equipes brasileiras mantiveram o excelente aproveitamento dos outros dias de competição e venceram em todas as categorias, com direito à dobradinha brasileira em três dos quatro pódios.

As duplas Amanda Turute (PentaJovem-RJ)/Felipe Nascimento e Andressa Lima (PentaJovem-RJ)/Lucas Santos comandaram a festa verde amarelo na Jovem A. Brenna Lima/Gabriel Sasaqui (PentaJovem-Rj) e Stephany Saraiva/Caio Silva (PentaJovem-RJ) ditaram os resultados da Jovem B.

Na Júnior, William Muinhos e Mariana Laporte venceram os argentinos Ayelen/Nahuel Zapata e Jessica Plaza/Nestor Villamayor.

Na categoria principal do Pentatlo Moderno, os campeões individuais voltaram a fazer bonito no revezamento misto. Priscila Oliveira e Luis Magno formaram a dupla campeã e Larissa Lellys e Wagner Romão a que faturou a prata.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro