» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil conquista 28 medalhas no Pan/Sul-Americano

08/10/2012 23h32
CBPM


No país vizinho, na categoria sênior, Yane Marques se tornou tetracampeã pan-americana e hexacampeã sul-americana e Danilo Fagundes o campeão sul-americano

A bandeira brasileira foi hasteada por diversas vezes na Argentina durante o Campeonato Pan e Sul-Americano de Pentatlo Moderno deste ano. Na capital Buenos Aires, pentatletas de todo o continente participaram desde quinta-feira passada, 4, do torneio duplo. O Brasil esteve representado por 19 competidores e garantiu lugar em quase todos os pódios das disputas em que esteve. Ao todo, foram 28 medalhas trazidas para casa.

Com exceção apenas de Yane Marques, os pentatletas da delegação brasileira que estiveram na Argentina foram revelados no PentaJovem. O projeto da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) existe há mais de três anos e investe na formação de novos nomes da modalidade.

Dos 19 destes competidores, 12 são beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. Todos eles conquistaram pelo menos uma medalha na competição.

No feminino, Amanda Turute (prata jovem A no Pan; ouro jovem A no Sula; ouro por equipes sênior no Pan; prata por equipes sênior no Sula; bronze por equipes júnior no Pan; ouro por equipes júnior no Sula); Andressa Lima (ouro por equipes sênior no Pan; prata por equipes sênior no Sula; bronze por equipes júnior no Pan; ouro por equipes júnior no Sula; ouro por equipes jovem A no Pan; ouro por equipes jovem A no Sula); Bianca Cavalcanti (ouro por equipes jovem A no Pan; ouro por equipes jovem A no Sula); Brenna Lima (prata jovem B no Pan; prata por equipes jovem B no Pan; ouro jovem B no Sula; ouro por equipes jovem B no Sula); Brunna Lima (bronze jovem B no Pan; prata por equipes jovem B no Pan; ouro por equipes jovem B no Sula); Juliana Domingues (bronze por equipes júnior no Pan; ouro por equipes júnior no Sula; prata por equipes jovem B no Pan; ouro por equipes jovem B no Sula); e Stephany Saraiva (ouro por equipes jovem A no Pan; ouro por equipes jovem A no Sula).

No masculino, os bolsistas medalhistas foram Caio Silva (bronze jovem A no Pan; ouro por equipes jovem A no Pan; bronze jovem A no Sula; ouro por equipes jovem A no Sula); Edson Guimarães (ouro por equipes jovem A no Sula); Felipe Nascimento (prata por equipes júnior no Pan; ouro por equipes júnior no Sula); Gabriel Sasaqui (bronze por equipes sênior no Sula; bronze jovem B no Pan; ouro jovem B no Sula; ouro por equipes jovem B no Sula); Lucas Martinez (bronze por equipes sênior no Sula; ouro por equipes jovem A no Sula); Lucas Santos (prata por equipes júnior no Pan; ouro por equipes júnior no Sula; prata jovem A no Pan; prata jovem A no Sula); Victor Aguiar (prata jovem B no Sula; ouro por equipes jovem B no Sula); William Muinhos (bronze sênior no Pan; prata sênior no Sula; prata júnior no Sula; prata por equipes júnior no Pan; ouro júnior no Sula; ouro por equipes júnior no Sula); e Yan Costa (ouro por equipes jovem A no Pan).

Somente estes jovens promissores pentatletas conquistaram 19 medalhas no primeiro dia do torneio. Foi um começo com pé direito. Além deles, no evento da principal categoria da modalidade, a sênior, Yane Marques, Danilo Fagundes, também beneficiários do Bolsa Atleta, brilharam.

A pentatleta do centro de treinamento da CBPM em Recife voltou ao lugar mais alto do pódio da modalidade após o inédito bronze conquistado nos Jogos Olímpicos de Londres, em agosto passado. Na Argentina, a pernambucana ganhou dois ouros, se tornando tetracampeã pan-americana (2007, 2009, 2010 e 2012) e hexacampeã sul-americana (2004, 2005, 2006, 2008, 2009 e 2012).

No sênior, entre os homens, Danilo Fagundes foi o destaque brasileiro. O atual campeão Brasileiro e pentatleta do CT da CBPM no Rio de Janeiro se tornou o campeão sul-americano e o vice-campeão pan-americano. Assim como Yane, dois pódios e duas importantes medalhas conquistadas para o Brasil.

O próximo desafio do Pentatlo Moderno brasileiro é o Campeonato nacional, que será realizado nos dias 14 e 15 de dezembro, em Resende, na Região Sul-Fluminense.

Os medalhistas brasileiros no Pan/Sul-Americano da Argentina

SÊNIOR FEMININO

Pan: Ouro (Yane Marques); Ouro Equipes (Yane, Andressa Lima e Amanda Turute)
Sula: Ouro (Yane); Prata Equipes (Yane, Andressa e Amanda)

SÊNIOR MASCULINO

Pan: Prata (Danilo Fagundes); Bronze (William Muinhos)
Sula: Ouro (Danilo Fagundes); Prata (William Muinhos); Bronze Equipes (Danilo, Lucas martinez e Gabriel Sasaqui)

JÚNIOR FEMININO

Pan: Bronze Equipes (Amanda Turute, Andressa Lima e Juliana Domingues)
Sula: Ouro Equipes (Amanda, Andressa e Juliana)

JÚNIOR MASCULINO

Pan: Prata (William Muinhos); Prata Equipes (William, Felipe Nascimento e Lucas Santos);
Sula: Ouro (William Muinhos); Ouro Equipes (William, Felipe e Lucas Santos)

JOVEM A FEMININO

Pan: Prata (Amanda Turute); Ouro Equipes (Andressa Lima, Stephany Saraiva e Bianca Cavalcanti)
Sula: Ouro (Amanda); Ouro Equipes (Andressa, Stephany e Bianca)

JOVEM A MASCULINO

Pan: Prata (Lucas Santos); Bronze (Caio Silva); Ouro Equipes (Caio Silva, Yan Costa e Lucas Martinez)
Sula: Prata (Lucas Santos); Bronze (Caio Silva); Ouro Equipes (Yan Costa, Caio Silva e Lucas Martinez)

JOVEM B FEMININO

Pan: Prata (Brenna Lima); Bronze (Brunna Lima); Prata Equipes (Brenna Lima, Brunna Lima e Juliana Domingues)
Sula: Ouro (Brenna Lima); Ouro Equipes (Brenna Lima, Brunna Lima e Juliana Domingues)

JOVEM B MASCULINO

Pan: Bronze (Gabriel Sasaqui)
Sula: Ouro (Gabriel); Prata (Victor Aguiar); Ouro Equipes (Victor Aguiar, Gabriel Sasaqui e Edson Guimarães)

SAIBA MAIS

Pan/Sul-Americano da Argentina começa nesta quinta
Finais individuais encerram Mundial Jovem A
Projeto PentaJovem: Formando outras Yanes
Rio de Janeiro volta a sediar etapa da Copa do Mundo em 2013

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro