» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil com recorde de pentatletas no Mundial Jovem

14/09/2012 22h44
CBPM


Amanda Turute, Andressa Lima, Brenna Lima, Caio Silva, Lucas Martinez e Lucas Santos vão representar o país. Competição começa na Hungria na próxima quarta e vai até o dia 23

O Campeonato Mundial Júnior de Pentatlo Moderno mal acabou na Polônia e outra importante competição da modalidade já vai começar. Desta vez, os olhares dos pentatletas de todo o mundo estarão voltados para a Hungria, onde a partir da próxima quarta, 19, começa o Mundial Jovem A da categoria. Neste ano, o Brasil terá recorde de participantes no torneio, seis: Amanda Turute, Andressa Lima, Brenna Lima, Caio Silva, Lucas Martinez e Lucas Santos. O recorde anterior era de 2010, quando o país enviou quatro pentatletas para o Mundial Jovem A da Suécia.

A delegação brasileira viaja para a Hungria neste domingo, 16. Dentre os brasileiros que estarão no país europeu, Lucas Santos e Amanda Turute competiram no Mundial Júnior da Polônia, que acabou no último domingo, 9. Os pentatletas do PentaJovem-RJ, projeto criado pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) há três anos para revelar novos nomes na modalidade, estão animados para participar de mais uma competição internacional em tão pouco tempo.

“Está sendo deslumbrante participar de dois mundiais seguidos, mesmo sendo muito cansativo, com viagens longas e o fuso horário atrapalhando um pouco”, conta Lucas, 18 anos, que irá participar pela primeira vez de um Mundial Jovem A.

Também com 18 anos de idade, Amanda Turute concorda que as maiores dificuldades de encarar duas competições seguidas são o cansaço e o desgaste das viagens. Mas a pentatleta faz questão de deixar claro que isso não a desestimula em nenhum momento.

“Estarei pronta para superar essas adversidades e ter um bom desempenho na competição. Espero manter o bom tempo nas séries de tiro e melhorar minha marca no combinado”, visualiza Amanda, que ficou em 55º no Mundial Jovem A do ano passado.

As provas do Mundial Jovem A deste ano vão acontecer em Tata, pequena cidade ao norte da Hungria. Serão cerca de 150 pentatletas de mais de 25 países. Do continente americano, além do Brasil, estarão presentes Canadá, Chile, Estados Unidos, Guatemala e México.

Adquirindo experiência

A categoria Jovem A é para atletas de 17 e 18 anos, mas alguns países terão representantes abaixo dessa faixa etária. A brasileira Brenna Lima faz parte deste seleto grupo. Por causa do torneio, a pernambucana de 16 anos vai competir pela primeira vez fora do país.

“Participar do Mundial deste ano vai fazer com que eu possa ganhar experiência e já consiga preparar o terreno para o próximo ano quando serei Jovem A”, comemora Brenna, que enfrentou sua primeira disputa internacional na segunda etapa da Copa do Mundo deste ano, em março passado, no Rio de Janeiro.

Quem também fará sua primeira viagem internacional para competir é Lucas Martinez. Assim como Brenna, o pentatleta é do centro de treinamento da Confederação Brasileira em Recife. Da mesma forma que ela, o pernambucano de 18 anos vai competir para ganhar experiência enfrentando grandes nomes do Pentatlo Moderno mundial.

“Estou um pouco ansioso. Nunca viajei para fora do Brasil e espero trazer boas recordações da Hungria. Vou competir para melhorar minhas marcas pessoais e ganhar experiência. Sei que ainda preciso melhorar para chegar a uma final de nível mundial”, diz Lucas.

O pentatleta Caio Silva também fará sua estreia no Mundial Jovem A da modalidade. O carioca de 17 anos já competiu fora do país em 2010, quando participou do Campeonato Sul-Americano daquele ano, no Equador, até então na categoria Jovem B. Desta vez, o desafio é maior.

“Estou trabalhando na minha preparação para que possa conseguir um bom resultado. Sem dúvidas, conseguirei agregar novas experiências para a minha vida de pentatleta”, garante Caio.

Dos brasileiros que estarão no Mundial da Hungria, Andressa Lima está mais tranquila. A carioca de 18 anos diz que quer corresponder ao apoio que a família lhe dá para praticar o Pentatlo Moderno.

“Estranhamente eu não me sinto nervosa. Estou consciente de que dei o meu melhor em cada treino e estou pronta para responder à altura a confiança que a Confederação depositou em mim para representar o nosso país”, afirma Andressa, que também participará de sua primeira competição fora do país.

O calendário do Mundial Jovem A de 2012:

DIA 19 (quarta): Revezamentos masculino e feminino
DIA 20 (quinta): Revezamento misto
DIA 21 (sexta): Dia Cultural e Educacional
DIA 22 (sábado): Esgrima e natação masculina e natação feminina
DIA 23 (domingo): Esgrima feminina e combinado feminino e masculino
 

SAIBA MAIS

Rio de Janeiro volta a sediar etapa da Copa do Mundo em 2013
Brasileiros na última disputa do Mundial Júnior
Projeto PentaJovem: Formando outras Yanes
Yane Marques faz história com bronze em Londres

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro