» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Australiana Chloe Esposito é ouro em Rio 2016

19/08/2016 17h05
CBPM


Sétima em Londres 2012, australiana ‘tira’ o ouro da polonesa Oktawia Nowacka, que liderava a disputa até a última prova; brasileira Yane Marques foi a 23ª

A disputa feminina do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos Rio 2016 mostrou que a modalidade pode surpreender fãs e principalmente os praticantes do esporte. Na disputa realizada nesta sexta, 19, três recordes olímpicos foram quebrados e a australiana Chloe Esposito, de apenas 24 anos, roubou a cena ao conquistar a medalha de ouro depois de somar 1.372 pontos, estabelecendo também novo recorde olímpico de pontuação total.

Desde o início da disputa, na quinta, 18, com a esgrima tradicional na Arena da Juventude, em Deodoro, na Zona Oeste da cidade, a polonesa Oktawia Nowacka, 25, vinha se mantendo em primeiro lugar. Mas o que a atual campeã Mundial Militar não esperava é que Chloe estava disposta a correr muito no evento combinado de tiro a laser e corrida para subir no lugar mais alto do pódio. A australiana largou em 4º na última prova e foi com tudo rumo à medalha de ouro no Estádio de Deodoro, que recebeu as disputas da esgrima bônus, do hipismo e do combinado.

"Eu ainda não consigo acreditar. Sou a primeira pessoa da Austrália a ganhar uma medalha olímpica no Pentatlo Moderno e não sei descrever isso", Esposito disse, radiante. "Eu pensei em todo o treinamento duro que tive nos últimos quatro anos. E esse ano foi um ano difícil, especialmente porque tive algumas lesões”, conta a pentatleta, que ficou em 7º em Londres 2012, e, ainda no circuito internacional, foi bronze na Final da Copa do Mundo de 2015 e bronze na etapa brasileira da Copa em 2012.

Além de Chloe, o pódio da disputa feminina do Pentatlo Moderno em Rio 2016 também contou com a francesa Elodie Clouvel, 27, que ficou com a prata ao somar 1.356 pontos, e Oktawia, que levou o bronze com 1.349.

A saga de Yane

A disputa também teve a presença ilustríssima da brasileira Yane Marques, 32, bronze em Londres 2012, que terminou na 23ª colocação depois de somar 1.269 pontos.

A pernambucana começou sua disputa em 21º na esgrima tradicional na quinta. Na natação, a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos cravou o 9º tempo, ao nadar os 200 metros estilo livre em 2min14s30.

Após a segunda prova, ela pulou para a 14ª colocação, posição mantida depois da esgrima bônus, onde ela não pontuou.

No hipismo, uma coincidência: Yane montou o cavalo Harry Potter, o mesmo que ela foi sorteada para a equitação do evento teste da modalidade em março. Assim como há cinco meses, Yane foi bem na prova, derrubando apenas dois obstáculos e conquistando 286 pontos na 16ª melhor apresentação nos saltos com o cavalo. Daí ela foi para a 17ª colocação, posição que largou no combinado.

No evento de tiro e corrida, Yane tentou segurar o ritmo, mas acabou caindo algumas posições, terminando em 23º. Na prova, ela completou as quatro séries de cinco acertos no alvo intercaladas com 800 metros de percurso em 13min11s64.

“Fiz o que podia fazer. Estou feliz por ter uma vida toda dedicada ao esporte e isso vale muito à pena. Não levei a medalha, mas meu maior troféu, e que levo para a minha vida toda, é que todos os valores do esporte eu trago comigo e esse legado ninguém tira”, Yane declarou, sorridente, e ainda brincou. “A minha medalha de Londres está guardada. Uma vez medalhista olímpica, sempre medalhista olímpica”, ela se divertiu.

Recordes na natação e no combinado

Além do recorde olímpico de pontuação total estabelecido pela medalhista de ouro, o Pentatlo Moderno feminino em Rio 2016 também viu a quebra de mais duas marcas dos Jogos. A primeira delas foi estabelecido pela russa Gulnaz Gubaydullina na natação. Ela terminou a prova no Centro Aquático em 2min07s94.

O outro recorde olímpico quebrado foi no combinado. Conhecida pela corrida veloz, a campeã de Londres 2012, a lituana Laura Asadauskaite, correu mais do que nunca e atirou ainda mais rápido, terminando a prova em 12min01s01.

Equitação difícil

Algo que marcou muito a disputa feminina do Pentatlo Moderno em Rio 2016 foi a prova de hipismo. Não pelos feitos maravilhosos nos saltos, mas pela quantidade de quedas, refugos e desclassificações. Diferentemente do visto no evento teste, quando poucos incidentes foram registrados, agora, as pentatletas tiveram bastante trabalho para dominar os animais.

A dificuldade com os cavalos fizeram seis pentatletas serem desclassificadas da prova, não pontuando e, certamente, comprometendo seus resultados finais. Dentre elas estavam duas campeãs olímpicas: a alemã Lena Schoneborn, ouro em Pequim 2008, e a lituana Laura Asadauskaite, ouro em Londres.

Houve ainda uma queda grave que fez com que a cubana Leydi Laura Moya saísse de maca e fosse imediatamente medicada. Mas a pentatleta conseguiu se recuperar a tempo de participar do evento combinado.

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro