» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

América tem seletiva do Pentatlo para Nanquim 2014

23/11/2013 19h29
CBPM


Brasil terá três representantes de olho de uma das duas vagas destinadas aos sul-americanos na qualificação que será realizada de sexta a domingo em Acapulco, no México

As seletivas continentais do Pentatlo Moderno para a segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, que vão acontecer em agosto de 2014 em Nanquim, na China, seguem a todo vapor. Depois de classificar seis pentatletas da Europa, quatro da Ásia, dois da Oceania e dois da África, chega a vez da qualificação do torneio passar pela América para definir os donos de quatro vagas destinadas ao continente para a competição do ano que vem.

A seletiva será realizada nesta sexta, sábado e domingo, dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, em Acapulco, no México. Das quatro vagas em jogo, duas são reservadas para os competidores dos países das Américas do Norte e Central (Norceca) e as outras duas para os sul-americanos. No evento, o Brasil estará representado por três pentatletas: a pernambucana Brenna Lima e os cariocas Gabriel Sasaqui e Victor Barbosa.

“Todos os inscritos da seletiva americana vão competir juntos. No final de cada disputa é que vai haver a separação entre os países Norceca e os sul-americanos para definir os donos das duas vagas de cada grupo, uma para cada gênero”, explica Celso Sasaqui, vice-presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Além das quatro qualificações continentais, que chegam ao fim em Acapulco, a seletiva do Pentatlo Moderno para Nanquim 2014 ainda vai envolver o Mundial Jovem do ano que vem, quando serão distribuídas 16 vagas, e o ranking Mundial da categoria de junho de 2014, que vai definir oito classificados. Outras duas vagas são destinadas ao país sede (China) e outras quatro serão definidas pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

“Ao longo de todas as qualificações, cada país só poderá classificar até dois pentatletas, um em cada gênero. Isso é para fazer com que o máximo de continentes e países estejam representados nas 48 vagas do Pentatlo Moderno para os Jogos da Juventude de Nanquim”, acrescenta Celso.

A delegação brasileira que vai em busca das vagas deste grande torneio mundial viaja para o México na próxima quarta-feira, 27. A primeira disputa, na sexta, 29, será entre as mulheres. Como parte do regulamento do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos da Juventude, poderão participar (também entre os homens) pentatletas nascidos de 1º de janeiro de 1996 a 31 de dezembro de 1999. Ou seja, no momento do torneio, deverão ter de 15 a 18 anos de idade.

Como estes competidores são das categorias de base do Pentatlo Moderno não vão passar por todas as cinco provas do esporte (esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro a laser e corrida). No caso deles (atletas Jovem A e B), a prova de equitação não faz parte do programa da modalidade.

‘São sonhos querendo ser alcançados’

Nossa representante na disputa entre as mulheres, Brenna Lima, mesmo sendo oficialmente da categoria Jovem B (para pentatletas de 16 e 17 anos) já encarou disputas com competidores bem mais experientes do que ela, inclusive medalhando. A atual temporada da pernambucana de 17 anos foi intensa com disputas em cinco países. Destaques para o Campeonato Pan-Americano, realizado em julho na República Dominicana, quando conquistou o ouro no revezamento misto ao lado do conterrâneo Felipe Nascimento.

Brenna ainda esteve no Mundial Jovem, em agosto, na China, e no Sul-Americano, no início do mês, em Santiago, no Chile. Apensar de não conquistar nenhuma medalha individual na capital chilena (no Sula de 2012 ela foi ouro Jovem B e no de 2011 bronze Jovem A), a pentatleta diz que conquistar uma das vagas para Nanquim 2014 envolve o sonho de muita gente.

“Os treinos para a competição estão bem fortes e bem focados. Conquistar uma dessas vagas significa muita coisa: meu esforço e o esforço dos meus técnicos e dos meus amigos me apoiando. São sonhos querendo ser alcançados. Sei que para realizá-los tenho que dar o meu máximo nessa disputa, ir à luta e buscar pela vaga”, diz Brenna, entusiasmada.

Quem também está tendo uma temporada intensa é Gabriel Sasaqui, de 17 anos. Com a qualificação no México, o carioca vai para sua sexta disputa mundial neste ano. Assim como Brenna, ele também esteve no Mundial Jovem da China e no Sul-Americano do Chile. Gabriel ainda participou do Mundial Júnior, em julho, na Hungria.

“Acredito que minha preparação para a seletiva no México esteja boa e estou confiante que posso conseguir. Será mais uma passada de uma longa corrida que ainda quero fazer. Vou me esforçar ao máximo para conseguir essa vaga. Numa competição como essa, onde só o primeiro lugar vale, é tudo ou nada”, anima-se Gabriel.

O carioca vai ter a companhia do conterrâneo Victor Barbosa na disputa masculina da qualificação, no sábado, 30. Com uma ano a menos do que Gabriel, Victor (que tem 16) vai chegar no México embalado pela medalha de bronze conquistada no Sul-Americano do Chile. Lá, o pentatleta não imaginava que fosse conquistar um pódio, o que o animou para essa nova disputa, menos de um mês depois.

“O esforço foi muito grande para conseguir um lugar no pódio no Sul-Americano. Não era meu foco, mas como consegui, foi lucro. Para a seletiva no México, minha preparação está sendo muito intensa, com treinamentos dobrados. É um sonho participar de uma competição como os Jogos da Juventude e ficaria muito feliz de poder realizá-lo. Estou derrubando meus limites para isso e espero chegar na prova e dar até a última gota de suor”, promete Victor.

Na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010, em Cingapura, o Brasil atingiu a quota máxima por país, sendo representado por Mariana Laporte e William Muinhos. Mariana, hoje com 19 anos, ficou em 24º, e William (20) em 17º. 

Calendário da seletiva americana:

Sexta (30 de novembro): Disputa Feminina
Sábado (31 de novembro): Disputa Masculina
Domingo (1º de dezembro): Revezamento Misto

Brasileiros na qualificação no México:

Brenna Lima (17 anos)
Gabriel Sasaqui (17)
Victor Barbosa (16)

VEJA TAMBÉM

Yane concorre ao título de Melhor Atleta do Ano
Brasil conquista 15 medalhas no Sula do Chile
William Muinhos vira recordista mundial Júnior
CBPM completa 12 anos e celebra PentaJovem

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro